Um dos maiores lagos do mundo há alguns anos, o Mar do Aral tinha 68 mil quilômetros quadrados e ficava entre as fronteiras do Cazaquistão e do Uzbequistão, na Ásia Central. Apesar desse tamanho todo, uma coisa muito improvável mudou completamente a paisagem da região: o lago simplesmente secou e se transformou em um grande e árido deserto!
O lago, considerado o 4º maior do mundo, tinha uma área equivalente à dos estados do Rio de Janeiro e Alagoas juntos. Mas o que parecia ser uma quantidade infinita de água simplesmente começou a morrer na década de 60, quando a água dos grandes rios que o alimentavam foram desviadas para fazer a irrigação das plantações de algodão nas proximidades.
Mas, além do sumiço da água, a extinção do mar fez com que extensas planícies fossem cobertas com sal e produtos químicos tóxicos, que hoje em dia são levados pelo vento para as áreas habitadas. Inclusive, a população que vive perto do que antes era o Aral tem grandes possibilidades de desenvolver câncer e doenças pulmonares, entre outras enfermidades.
Durante os últimos 14 anos, a NASA fez até uma série de fotografias de satélites mostrando o processo de seca das água do Mar de Aral.
Fonte: https://www.fatosdesconhecidos.com.br/simplesmente-secou-conheca-o-lago-que-se-transformou-em-um-deserto-toxico/
Galeria