Ir para a academia, manter o corpo saudável e em forma é a vontade da maioria das pessoas que entram em uma academia. Mas existem alguns conceitos ignorados na hora de praticar uma nova atividade física. Para saber melhor sobre os riscos e benefícios do exercício, a reportagem GP conversou com o educador físico e gerente da academia You, Filipe Morais Ferreira Silva, que passou algumas orientações importantes. Saiba mais.
“O problema de fazer exercícios físicos sem orientação é lesar seu organismo, tanto na parte funcional, porque os erros gerados durante os exercícios podem ocasionar lesões, quanto na parte fisiológica, que é fazer um exercício não voltado para o seu objetivo, que não oferecerá benefício algum e podem até trazer malefícios. A prática de exercícios sem acompanhamento pode desencadear diversos problemas ou então agravar alguns pré existentes. Uma das nossas funções, como profissionais, além de orientar, é ouvir e motivar o aluno. Procurar uma academia adequada, além dos benefícios de ter uma orientação correta, é ter um amigo para ajudar a alcançar seu objetivo”, ensina Filipe.
HÁ DIFERENÇAS? – “O objetivo é algo individual, depende da vontade e perfil de cada um. Portanto, o treino é diferenciado. Sempre observamos a intensidade e como o exercício é realizado, pois isso influencia o desempenho. O resultado é uma questão multifatorial; iremos controlar todos esses fatores em conjunto; e o compromisso do cliente e do profissional fazem a diferença. Duas pessoas com os objetivos diferentes podem, sim, fazer o mesmo exercício, mas alguns fatores irão mudar, como o tempo de execução, alimentação, descanso, entre outros, até o que se faz dentro e fora da academia. Se você quer poupar tempo, dinheiro e saúde, você tem de procurar um especialista. Além disso, existem também os suplementos, que têm suas especificidades em relação à ingestão, como horário e quantidade. Por isso, o ideal é que eles sejam indicados por um nutricionista e acompanhados de uma alimentação equilibrada”.
SAÚDE X ESTÉTICA – “Pesquisas mostram que a cada 10 pessoas que entram em uma academia, cerca de 6 ficam mais de um mês, duas permanecem mais de 6 meses e só as outras duas completam um ano. Mas na nossa academia, temos adesão de 70% de alunos que passam dos 6 meses e mais 50% que passam de 1 ano. Tentamos criar um vínculo com o aluno e adequamos o treino, de acordo com o bem-estar da pessoa. O grande problema do profissional da educação física é pensar apenas como professor e não compreender as necessidades e anseios de seus clientes. Na You, buscamos primordialmente a saúde e bem-estar, o benefício será consequência”.
FAZENDO O HÁBITO – “No geral, o grande problema enfrentado pela população brasileira é não ter o exercício físico como um hábito, como rotina mesmo, então muitos não conseguem incluir e sentir os benefícios do exercício no seu dia a dia. Devemos incentivar as crianças à prática esportiva, para que eles se tornem adultos que se preocupam e cuidem da saúde, com esse hábito presente em toda a vida”.