Novas bandas e cantores estão sempre surgindo no cenário musical brasileiro. Porém, desta vez, a reportagem GP descobriu um músico diferente que compõe canções utilizando o computador e alguns instrumentos. Trata-se de Gladsthon Sena Valadares, 40, mais conhecido como Thon Kverna, residente em Ascensão/MG. A reportagem GP esteve na casa de Thon, quando falou com ele. Não deixe de ler.
“Posso dizer que não fui eu quem escolheu ser músico; foi a música que me escolheu. Com 10 anos, me apaixonei quando escutei os Beatles, pela 1ª vez. Aos 15, resolvi então aprender a tocar violão, mas não levava muito a sério a coisa. Quando morei em Papagaio/M.G., conheci pessoas que me convidaram para tocar em uma banda. Achei a ideia ótima, mas quando fomos ensaiar, pela 1ª vez, eles me deram um contrabaixo. Eu nunca havia visto ou tocado aquilo, mas rapidamente aprendi e passei 10 anos tocando. Depois, toquei em outras bandas de diversos estilos, desde o rock, dupla sertaneja, até bandas de baile. Passado algum tempo, desisti das bandas e resolvi seguir o lado acadêmico da música. Estudei durante muito tempo, até me tornar professor na Escola Municipal de Música Geraldo Martins, o Geraldo Cavaquinho, onde lecionei por 4 anos”, revela Thon.
4i20 – “Os softwares de desenvolvimento musical foram uma descoberta incrível pra mim. Meu sobrinho, Tiago Sena, conhecido como 4i20 (assim mesmo, com i minúsculo), um dj de música eletrônica conhecido, desenvolve músicas através desses softwares. Acompanhei o trabalho dele e percebi que ali existiam todos os instrumentos como o contrabaixo, bateria, guitarra e até outros instrumentos imagináveis. Como já conhecia sobre a teoria musical, decidi testar e fazer algumas músicas com esses programas. Rapidamente, consegui produzir e, na maioria dos casos, utilizo o programa para fazer a parte da bateria e gravo os outros instrumentos no meu próprio estúdio. Mas se for preciso, posso fazer todos os instrumentos usando apenas computador. Existem muitas pessoas que, assim como eu, trabalham fazendo música em casa, nos homes studios. Tem muita gente boa nessa área, inclusive em Pará de Minas há profissionais que conseguem fazer um trabalho muito melhor do que os feitos em gravadoras. Basta a pessoa ter o conhecimento musical, um bom equipamento e aprender a usar os programas. O computador facilitou muito o meu trabalho. O que hoje eu faço no meu homestudio, nos anos 60 e 70, era uma coisa incrível de se fazer, mesmo em um estúdio profissional”.
INFLUÊNCIAS – “Além dos Beatles, tenho outras referências musicais, como os rocks dos anos 60, música clássica, como Sebastian Bach. Entre os músicos brasileiros, o que mais me inspira é o Raul Seixas, porque as minhas músicas são como as dele: falam das coisas, da natureza, da vida e não do cotidiano, da rotina e até de sexo que é o que mais se ouve por aí. “Existe um excelente site, www.soundclound.com, que ajuda muito aos músicos, pois podemos postar nossas músicas, que ficam disponíveis para o mundo todo. Inclusive, através do site, recebi uma mensagem de um alemão que gostou das minhas músicas e fez uma proposta para eu tocar lá, na Alemanha, quando eu tiver um álbum com 14 músicas. Mas isso vai ser só com o tempo, porque agora eu tenho apenas 6 músicas prontas”.
E A GRANA? – “O dinheiro sempre é bem-vindo, já que eu trabalho como músico, mas o verdadeiro prazer de qualquer artista é ter o seu trabalho reconhecido. Aplausos! Isso é fantástico, é o máximo.
* Você pode ouvir as músicas de Thon Kverna em www.soundcloud.com/kverna .