O 201º Grande Papo foi realizado no dia 30 de outubro, na Escola Estadual Avany Villena, que também funciona no prédio do Caic. O tema escolhido foi Escola Versus Celular que mexeu com os alunos presentes. Para tanto, a equipe G.P. convidou o vereador Antônio Villaça e a educadora Silvânia Teixeira para debaterem sobre o tema. A abertura ficou por conta da banda Codinome Nameless que, no fim do evento, retornou ao palco para mais alguns minutos de show, atendendo ao pedido de alunos. No encerramento foi realizada a sabatina Grande Prêmio com entrega de brindes, gentilmente enviados pela Itambé e Algar Telecom.
SEM PENA - A reportagem GP conversou com os debatedores Antônio Villaça e Silvânia Teixeira sobre a participação deles nesse tradicional evento GP. Confira.
“Foi a 1ª vez que participei do Grande Papo e achei um evento muito positivo, quando tivemos boas ideias. Pude trazer a legislação sobre a proibição do uso do celular nas escolas (a lei existe desde 2002). Expliquei que a lei não produz os efeitos esperados, pelo fato de não haver uma pena. Então, trouxemos a ideia que seria normatizar de forma consensual entre alunos e educadores. Ou seja, os alunos e professores devem entrar em acordo para depositarem o celular em uma caixa, antes de entrarem para a sala de aula. A princípio é uma maneira de resolver a questão”, pensa o vereador Villaça.
OLHAR PEDAGÓGICO – “Achei o evento muito produtivo, quando pudemos expor a questão do uso de celular em sala de aula. Consegui mostrar que os alunos possuem seus direitos, mas também possui deveres e para que esse uso seja realmente regulamentado dentro da escola, deveria de vir através de um projeto pedagógico. Só assim realmente teremos um resultado. Achei interessante a participação dos alunos, porque eles participaram com vontade, tirando as dúvidas. Foi muito bom! Gostaria de participar outras vezes, mesmo se for na plateia. Gostaria muito”, diz a educadora Silvânia.
O último Grande Papo do ano será realizado na Escola Estadual Manoel Batista. Mais detalhes na Agenda, página 9.