Multicoloridos, milhares de pessoas desfilam, cantam e dançam neste domingo (16) pela orla da praia de Copacabana, zona sul do Rio, durante a 19ª Parada do Orgulho LGBT. Segundo estimativas da Polícia Militar, por volta das 17h30 cerca de um milhão de pessoas participavam da manifestação pelo respeito à diversidade sexual.De acordo com a organização do evento, a expectativa é de que a média de público chegue a um milhão e meio. O objetivo desse ano é chamar a atenção para a luta pelos direitos iguais.
Para Decileine Silva, travesti de 43 anos, a parada é o momento de a sociedade ver a força e a quantidade de apoiadores que o movimento LGBT possui.
"Somos milhares, e eventos como esse mostram como somos muitos e, com isso, a sociedade pode ver como merecemos ser tratados de forma igualitária. Queremos apenas felicidade e que possamos viver aquilo que somos", diz Decileine.
Já o professor de educação física Fernando César acha que o evento não é apenas para a comunidade LGBT, e sim uma festa para todos os cariocas. "Gosto muito de vir. Já é o terceiro ano que não perco. É muita alegria, felicidade e colorido. Nunca vi uma briga e nem confusão, somos apenas um grupo de pessoas que querem transbordar felicidade", afirma César.
A organização do evento está distribuindo cerca de 205 mil preservativos e gel lubrificante.
Segundo Carmelina, nome fantasia de Carlos Augusto, essa oferta ajuda na conscientização das pessoas.
"A festa não vai acabar aqui, com certeza! A distribuição [de camisinhas] ajuda a incentivar o sexo seguro e evitar as DSTs. Muito boa a iniciativa", elogia.
FONTE:O TEMPO