O Viaduto Montese, na Avenida Pedro I, em Belo Horizonte, passa por testes de carga neste domingo (16). As obras estão interditadas desde fevereiro deste ano, quando o elevado cedeu 30 centímetros. Até a madrugada desta segunda-feira (17), às 5h, o trânsito ficará totalmente interditado na via, entre a Rua Monte Castelo e Avenida João Samaha, em ambos os sentidos.
A interdição e os testes no local começaram às 5h, com a atuação de engenheiros da Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura. Seis caminhões que somam cerca de 150 toneladas foram colocados sobre o viaduto e, a cada 30 minutos, a estrutura é monitorada. Segundo a assessoria da Prefeitura de Belo Horizonte, a carga testada é superior à que o viaduto será submetido no dia a dia. Os resultados devem ser apresentados nesta segunda-feira.
Na ocasião do problema estrutural, em fevereiro, a administração municipal descartou o risco de queda. A obra do viaduto foi iniciada em março de 2013. Ele fará a ligação dos bairros Itapoã e Santa Branca, na Região da Pampulha, e possui extensão de, aproximadamente, 130 metros. A obra fica perto do Viaduto Guararapes, que caiu e matou duas pessoas.
De acordo com a Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura, o Montese está em fase de finalização de obras de sinalização viária, iluminação, adequações geométricas e remanejamento de adutora da Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa). A abertura do trânsito de veículos estava prevista para o fim de outubro. Com atraso, a secretaria mantém a entrega para este segundo semestre.
Desvios:
Agentes da Empresa de Transporte e Trânsito de Belo Horizonte (BHTrans) orientam os motoristas. Veja os desvios:
No sentido Centro-bairro: Avenida Dom Pedro I, Rua Sãozinha Baggio Coutinho, Rua Hermínio Guerra, Rua Monte Castelo, Rua Engenheiro Vicente Assunção, Rua Honorina Esteves Gianetti, Rua Desembargador Milton dos Reis e retorno à Avenida Dom Pedro I.
No sentido bairro-Centro: Avenida Dom Pedro I, Rua João Samaha, Rua Doutor Álvaro Camargos, Rua Ramalho Ortigão, Rua Monte Cassino e retorno à Avenida Dom Pedro I.
As linhas de ônibus 63, 64, 6350, 8550, 617, 717, 719, 644, S70 tiveram os itinerários alterados, de acordo com a BHtrans.
Fonte: http://g1.globo.com/minas-gerais/noticia/2014/11/viaduto-montese-interditado-em-belo-horizonte-passa-por-testes-de-carga.html