Recentemente, foi comemorado o Dia do Livro e para falar sobre o assunto a reportagem G.P. conversou com o diretor da Biblioteca Municipal Professor Mello Cançado, Eduardo Rocha. Leia.
“Atualmente, o cadastro da biblioteca municipal conta com 18.550 leitores, entre homens e mulheres, dos 6 a 90 anos, comunidade de Pará de Minas e região, estudantes universitários e de nível médio. Os livros mais procurados são os romances, os de autoajuda, best sellers e literatura infantil. Novos livros são adquiridos através de compra e doações”, computa Eduardo.
FUNCIONA DIREITINHO? - “É comum pessoas pegaram livros emprestados e não devolverem ou devolver fora do prazo, que é de 15 dias, podendo ser prorrogado por mais 15 dias. Nesse caso, é cobrada uma multa de 25 centavos por dia de atraso e também é feito o envio de cartas de cobrança aos leitores que possuam pendências com a biblioteca”.
MENOS OU MAIS LEITORES? – “Muitas pessoas acreditavam que, com a chegada de novas tecnologias, os livros não seriam mais tão procurados, mas pelo contrário, em nossa biblioteca temos registrado um aumento no número de leitores, sendo cerca de 560 novas inscrições somente neste ano. Para tanto, a biblioteca realiza, periodicamente, campanhas de incentivo à leitura, reforçando assim a figura do livro no imaginário popular. Enfim, a leitura tradicional permanece insubstituível. No entanto, a leitura eletrônica possibilita uma maior democratização da informação, permitindo aos leitores o acesso à uma quantidade ilimitada de fontes de conhecimento”.