A REGRA DOS 80/20
Há um conceito na economia conhecido como Princípio de Pareto, por ter sido identificado no início do Século XX pelo economista italiano Vilfredo Pareto. O princípio traz reflexões que são bastante oportunas, quando se busca focar resultados. Ele ressalta o desequilíbrio entre causa e efeito e entre esforço e resultado, afirmando, de forma genérica, que 80% dos resultados que obtemos estão relacionados a 20% dos nossos esforços. Ou seja: apenas algumas ações levam a maior parte dos resultados e, em contrapartida, a maioria das ações leva à menor parte dos resultados. Eis alguns exemplos: 80% das vendas estão relacionados a 20% dos produtos. 80% dos lucros de uma empresa estão relacionados a 20% dos produtos. 80% dos lucros estão relacionados a 20% dos clientes. 80% dos acidentes de trânsito são causados por 20% dos motoristas. 80% dos usuários de computados usam apenas 20% dos recursos disponíveis. 80% do tempo usamos 20% de nossas roupas. 80% das pessoas preferem 20% dos sabores e cores disponíveis. 80% dos resultados são obtidos por 20% dos funcionários. É evidente que a regra dos 80/20 não é um índice absoluto e rigorosamente científico, tratando-se apensas de uma referência quantitativa. Porém, serve para estabelecer uma estratégia de atuação, principalmente quanto a estabelecer prioridades. Há uma expectativa de que seus funcionários sejam inovadores o que até contesta comprometer resultados. Quantas vezes ouvimos isso; Em time que ganha não se mexe? Qual é a saída então? Inovar ou garantir resultados? A inovação é absolutamente essencial para a continuidade de qualquer negócio. Muitos resultados só foram alcançados, após mudanças radicais, principalmente no campo da tecnologia em que toda manifestação de ideias é mais visível. Que o diga Steve Jobs... Se estivesse vivo. (GILCLÉR REGINA, Belo Horizonte/M.G.).