Foi inaugurada no dia 13 de dezembro uma exposição sobre os 100 anos do médico Edward Moreira Xavier, caso ele estivesse vivo. Intitulada Centenário de Nascimento do Dr. Edward Moreira Xavier - O Legado a Pará de Minas na Medicina e na Política, a exposição reúne diversas fotografias, objetos e textos escritos pelo próprio médico, cujo conteúdo foi cedido pela família do popular médico. A reportagem G.P. conversou com Maria José Xavier, filha do homenageado e curadora da exposição. Confira.
“É muito emocionante para a minha família, porque 100 anos não são 100 dias. Já tínhamos o interesse de fazer algo especial, pois meu pai adorava aniversários. Encontrei com a Ana e ela me fez essa proposta com muito entusiasmo. Foi uma oportunidade espetacular! O que eu tinha em mãos, ofereci para essa exposição. Em 1998, quando meu pai encontrava-se internado, pedi para que escrevesse sobre a sua vida, pois a história do médico, em outros tempos, era uma realidade bem diferente e ele viveu situações incríveis. Ele era uma pessoa de grande docilidade para com as pessoas. Ainda irei editar um livro com essas histórias que ele mesmo escreveu. Inclusive, trouxe alguns textos dele para que os jovens vejam uma realidade da medicina completamente diferente e uma postura muito humana do médico”, garante a filha.
E A VIDA POLÍTICA? – “Em 1946, quando ele começou a medicina, foi convidado para ser prefeito, mas ele preferiu que não. Nisso, ele foi para o Rio de Janeiro negando a carreira política, mas em 1958 ele acabou cedendo e foi prefeito. Em sua administração, ele atuou como médico, trabalhou muito na parte de saneamento, aumentando a rede de esgoto e canalização de água, intensificou cursos de higiene. Enfim, ele teve uma preocupação enorme com isso, o que refletiu na qualidade de vida da população”.
A FALA DA CASA – A reportagem G.P. também ouviu a gerente do museu, Ana Maria Campos, que destacou a importância dessa exposição. Leia mais.
“O doutor Edward Moreira Xavier, além de médico, teve um desempenho político exemplar. Como neste ano ele completaria 100 anos, foi o momento ideal para prestar essa merecida homenagem a ele. A filha dele, Maria José, tem sido a curadora da mostra e tem nos passado todas as informações para essa exposição acontecer. É um momento ímpar para o museu e para essa geração que terá a oportunidade de conhecer quem foi doutor Edward Moreira Xavier e o legado que ele nos deixou. É uma exposição belíssima que merece se estender por 4 ou 5 meses por ser um assunto importante para a memória de Pará de Minas”, avalia Ana.