Selo GP - Rodrigo Roreli Laço
Fundação: Francisco Gabriel
Bié Barbosa
Alcance, credibilidade e
imparcialidade, desde 84
ANO 41
Nº 2051
20/12/2024


Notícias
Notícias

Enfim, têm início as obras da rotatória - 23/03/2015

 Quem passa pela avenida Presidente Vargas, próximo à câmara municipal, se depara, frequentemente, com acidentes. Com o intuito de melhorar o fluxo do trânsito, a secretaria de desenvolvimento urbano começou as obras para implantar uma rotatória no local. A reportagem G.P. conversou com o secretário Jurandyr de Faria Leitão sobre essa obra. Saiba mais.
“Esse projeto foi desenvolvido há alguns anos, tendo sido melhorado, recentemente, pela equipe de desenvolvimento urbano que apontou a importância das alterações do trânsito na Presidente Vargas, com o intuito de acabar com os problemas ali existentes. Temos um projeto maior, inclusive com rotatórias em frente à Escola Estadual Fernando Otávio e outra próxima ao D.E.R. Mas essa, especificamente, foi viabilizada por uma parceria entre a prefeitura e um empreendedor que está construindo um loteamento, próximo ao bairro Senador Valadares. Como a prefeitura se encontra em uma situação financeira difícil, foi solicitado ao empreendedor executar essa obra com custo zero para o município”, confessa Jurandyr.

E O CORTE DAS ÁRVORES? – “Infelizmente, tivemos de cortar árvores porque o projeto prevê as vias de uma forma que não caberiam as árvores, pois estariam no local exato do giro dos veículos: no centro da rotatória. Outras, em frente à escola, também tiveram de ser podadas por estarem em local inadequado. Porém, o projeto prevê um novo plantio de árvores com mais mudas do que havia anteriormente. Apesar disso, foi realizada uma audiência na câmara com a apresentação do projeto. A obra começou em 17 de março e será concluída em torno de 40 dias. A empresa irá cuidar da drenagem do local, meio-fios, acréscimos dos passeios, passagens de pedestres, quebra-molas e asfaltamento. A prefeitura fez a retirada de postes, corte das árvores e ainda fará a pintura das faixas de sinalização e o replantio das árvores e paisagismo”.

PREVENÇÃO DE ACIDENTES – “Ali não foram previstos semáforos, que são equipamentos caros. A nossa tentativa ali será com quebra-molas e faixas de pedestres. Além disso, terá um trabalho de desvio de trânsito. Para tanto, as faixas já estão prontas e a rua Alemanha já foi preparada para receber o desvio de quem vem da região do parque de exposição. As pessoas que fazem caminhada terão de entender. A situação foi bem pensada com calçadas mais largas e faixas de pedestres”.

Mais da Gazeta

Colunistas