Os pais que desejam efetuar o cadastramento escolar de seu filho devem ficar atentos, pois a data de início para o cadastramento escolar para alunos do ensino fundamental se encerra no 19 de junho. A reportagem G.P. conversou com a Superintendente Regional de Ensino, Silvânia Galvão. Veja.
“O cadastramento escolar é para a população que ingressará no ensino fundamental. Ou seja, crianças que completarão 6 anos, até o dia 30 deste mês, e também outros candidatos que querem retomar os estudos na educação de jovens e adultos ou outros alunos que estão na rede particular e querem ingressar na rede pública. A pessoa que vai fazer o cadastramento terá que procurar os 2 postos de cadastramento, um na Superintendência Regional de Ensino e outro na Secretaria Municipal de Educação. Ela também deve levar os documentos necessários que são: certidão de nascimento, original e cópia; e conta de luz recente para que possamos comprovar o endereço para encaminhamento da vaga. Se a pessoa que for cadastrada estiver se cadastrando para retomar os estudos, ela deve portar um documento que comprove a sua escolaridade para sabermos até qual etapa ela concluiu e parou de estudar. O candidato terá direito a uma vaga em escola pública. Se ele apresentar um documento que identifica sua localidade, ele garante uma vaga próxima a sua residência. É importante frisar às famílias sobre esse cadastramento, pois neste momento estamos levantando demanda de necessidade de matrícula. A matrícula acontecerá em dezembro deste ano”, explica Silvânia.
SÓ FUNDAMENTAL – Para falar sobre a importância do cadastramento no município, a reportagem G.P. falou com a secretária de educação, Valéria de Assis Mendonça. Veja.
“É importante que os pais fiquem atentos, pois, com o cadastro, o filho garante a matrícula perto da onde a criança reside. Sem o cadastro, ele pode fazer a matrícula, mas isso não garante que ele possa estudar em uma escola perto de sua casa. A importância do cadastro é exatamente para que o aluno estude perto de sua casa. Esse cadastro será apenas alunos do ensino fundamental. Então, para os pais que têm alunos na educação infantil, o cadastramento não será feito agora. Não existe cadastro agora para o aluno ingressar em Semei e creches. É somente ensino fundamental”, esclarece Valéria.