A Unimed Centro-Oeste, Sicoob Ascicred e Cogran se uniram, recentemente, para promover o Dia de Cooperar, evento especial para as crianças e adolescentes atendidos pelo Oratório Padre Falcone, no bairro Serra Verde. Na ocasião, aconteceram atividades esportivas, brincadeiras e teatro, além da distribuição de um farto lanche. A união das cooperativas resultou na criação de biblioteca com livros cedidos pelos funcionários das empresas e na doação de 5 computadores para o oratório, mantido pelos salesianos e que atende a cerca de 150 crianças e adolescentes moradores no bairro Serra Verde todos os dias com atividades esportivas, catequese e diversas oficinas (coral, capoeira, teatro e dança).
DIFERENÇA – Orgulhoso, o coordenador do Oratório Salesiano, Marcos Flávio de Almeida, comentou sobre o Dia de Cooperar. Veja
“O oratório é uma obra social criada em 1999, porque o bairro Serra Verde já estava separado da cidade pela BR-262. Na época, o bairro estava muito abandonado pelos políticos, mas, aos poucos, foi melhorando. Ainda hoje, vemos que o bairro fica excluso da cidade por certas políticas públicas, mas estamos aqui para ajudar os jovens e crianças. Fizemos apresentações de teatros com a colaboração da Ascicred e os funcionários recolheram, entre eles, um valor para depósito na conta da associação dos ex-alunos salesianos. Tudo isso está fazendo a diferença na vida desses jovens”.
DOAÇÕES – O diretor-presidente da Sicoob Ascicred, Osmano França, fez um balanço sobre essas doações e festividades.
“Essa parceria acontece todos os anos e é realizada em todo o país. Aqui, nós temos feito vários trabalhos em parceria com entidades. É um trabalho voluntarioso para os amigos salesianos que estão à frente desse trabalho e é uma surpresa vermos uma estrutura como esta, apesar de todas as dificuldades financeiras que a instituição enfrenta. O Dia de Cooperar foi um sucesso pela influência de todas as cooperativas que puderam arrecadar livros e computadores, dando oportunidade às crianças e jovens de se interarem com a sociedade”.