Selo GP - Rodrigo Roreli Laço
Fundação: Francisco Gabriel
Bié Barbosa
Alcance, credibilidade e
imparcialidade, desde 84
ANO 40
Nº 2042
18/10/2024


Notícias
Notícias

Uma horta no meio da cidade - 30/07/2015

 Há um ano, a Fapam vem desenvolvendo uma horta dentro do terreno da faculdade. Em parceria com alunos do curso de Agronegócio, a horta proporciona aprendizado, trabalhos de campo e mais espaço de experimentações na faculdade e no comércio de Pará de Minas. Para saber mais sobre o assunto, a reportagem G.P. conversou com o professor e coordenador do curso e da horta na Fapam, Geraldo Sérgio Santos. Veja.
“Quando apresentei o projeto de uma horta urbana em Sete Lagoas/M.G., duas alunas de Agronegócio da Fapam demonstraram interesse e, assim, foi dado início ao projeto. Começamos a pesquisar mais e fomos até Sete Lagoas conhecer o projeto que funciona muito bem. Quando retornamos, fizemos parceria com duas grandes empresas da região que ajudaram com equipamentos e mão de obra e nós disponibilizamos uma área de 700M² ao lado do estacionamento para que a horta pudesse ser feita. Ela é pequena e nós estudamos a viabilidade desse projeto dentro da cidade, em áreas menores ainda. A terraplanagem do terreno foi feita, foi instalado o sistema de gotejo, importante para o processo da horta, e hoje contamos com a ajuda de um funcionário para cuidar, desde a preparação do solo até a colheita”, orgulha-se Geraldo.

FALTA D’ÁGUA - “Os produtos da Horta Urbana são 100% sem agrotóxicos e são vendidos para sacolões, restaurantes e público externo. Qualquer pessoa pode vir à Horta Urbana e adquirir os produtos. Em 2014, tivemos ótimas vendas de alface americana, alface crespa, cebolinhas, salsa, couve-flor e rúcula. No fim do ano passado, infelizmente, tivemos alguns problemas devido à crise hídrica e ao calor intenso e a horta praticamente acabou. Mas em fevereiro deste ano nós retomamos o projeto, fizemos todo o preparo da terra, refizemos os canteiros e agora estamos trabalhando com 4 produtos: alface americana, alface crespa, cebolinha e salsa. Essas foram as opções que o agrônomo fez, mas, recentemente, plantamos quiabo também”.

APRENDIZADO - “Apesar de falarmos só Horta Urbana, o nome certo é Laboratório Horta Urbana Fapam. No credenciamento do curso de Agronegócio é exigido pelo M.E.C. que exista um campo de cultivo ou local para criação de animais para aulas práticas e, como próximo à Fapam, temos terras como essa da horta, optamos por fazer aqui; e também porque na nossa região há um volume muito grande de cultivo de hortaliças. Essa prática diária do aluno estar em contato com experimentos, faz parte do aprendizado. Na horta, eles têm aulas de coleta e preparação do solo e também análises com suporte do professor. Os produtos cultivados, além de muito bons, estão trazendo um bom resultado econômico. O objetivo desse laboratório também é para experimentos. Estamos em contato com uma empresa multinacional para que pesquisas e experimentos sejam feitos, futuramente, na Horta Urbana”.

Mais da Gazeta

Colunistas