A partir de agora, aposentados e pensionistas vinculados ao regime próprio de previdência do município, remunerados pela Paraprev ou pela própria prefeitura, terão de atualizar seus cadastros, por causa de uma mudança ocorrida na Lei Orgânica do município. A reportagem G.P. conversou com Marcos Antônio Duarte, diretor- presidente da Paraprev, e com Juliana de Oliveira Leite, diretora de previdência e atuária, também da Paraprev. Veja.
“O recenseamento de aposentados e pensionistas é uma norma legal e obrigatória a ser cumprida por todos os destinatários. O recenseamento possui 2 objetivos: o 1º é fazer a prova de vida tanto dos aposentados, quanto dos pensionistas. O 2º é para melhorar a base cadastral do instituto. Com esse recenseamento, colheremos dados novos a respeito de nossos aposentados e pensionistas. Assim, com um banco de dados mais consistente, teremos melhores condições de fazer um planejamento para o futuro da Paraprev. Os 349 aposentados e 72 pensionistas estão convocados a fazer essa prova de vida, junto ao instituto, até o próximo dia 30, das 14H às 17H”, explica Marco Antônio.
RÁPIDEZ - “Os documentos necessários para os servidores inativos fazerem o recenseamento são: identidade, C.P.F., comprovante de residência, certidão de casamento (se for o caso) e certidão de nascimento dos filhos menores de 18 anos ou inválidos. No caso dos pensionistas são necessários apenas C.P.F., identidade e comprovante de residência. O cadastro é rápido, quando será preenchida uma ficha no ato, o servidor ou pensionista assinará e não haverá alterações nos proventos”, complementa Juliana.