O salão multiuso da Ascipam ficou lotado, durante o lançamento do Café com Ideias que agora passa a fazer parte da programação da entidade. A proposta é buscar soluções conjuntas para os desafios do empresariado. Diante disso, a diretoria da Ascipam escolheu o tema Como Gerar Sua Própria Energia Elétrica, trazendo a Pará de Minas o engenheiro Gustavo Malagoli, diretor-técnico Operacional da Alsol, empresa especializada em geração de energia elétrica. Ele apresentou à plateia os resultados de uma nova tecnologia nacional, gerada a partir da energia elétrica obtida da luz do sol e também de dejetos e suínos. Com sede em Uberlândia, no triângulo mineiro, a empresa possui sua carteira de clientes de vários segmentos e todos estão plenamente satisfeitos com a redução do consumo de energia elétrica. O sucesso é tanto que a Alsol se orgulha de estar na cidade que já possui a maior micro geração de energia fotovoltaica do país. E a tendência, segundo Malagoli, é que o mesmo aconteça rapidamente em outras regiões devido às dificuldades de abastecimento e, principalmente, ao elevado valor das tarifas de energia elétrica. A reportagem G.P. falou com ele. Acompanhe.
“O Brasil acordou para uma realidade já enfrentada, há muito tempo, em outros países e em nosso favor temos a grande solarização da América Latina. A luminosidade natural é extremamente vantajosa para empresas e consumidores residenciais que desejam investir na autossuficiência energética”, explica Gustavo.
Através de vários exemplos, o engenheiro também mostrou à plateia que as soluções propostas atendem a inúmeras demandas, já que os projetos são personalizados. Houve grande interesse dos empresários em saber mais sobre o assunto que será possível, através de visitas individuais.