Selo GP - Osvaldo Milton

Gazeta Pará-minense - Notícias de Pará de Minas Fundador: Francisco Gabriel Bié Barbosa

Alcance, credibilidade e
imparcialidade, desde 84
ANO 41 - Nº 2054
17/01/2025


Notícias
Notícias

Inauguração em plena crise - 20/08/2015



A Itambé acaba de inaugurar a nova fábrica de embalagens, a Logoplaste, na unidade fabril da empresa, em Pará de Minas. A Logoplaste está presente em 19 países como Estados Unidos, Canadá, México, Brasil, Portugal, Espanha, Bélgica, França, Rússia, Ucrânia, Malásia, Vietnã, entre outros. Possui 60 fábricas no mundo e atende a 39 clientes globais. A matriz da empresa no Brasil fica em São Paulo/SP e a matriz principal fica em Cascais/Portugal. A fábrica conta com um moderno fluxo de produção, minimizando o contato humano com as embalagens que, ao serem finalizadas, são armazenadas em silos e transportadas, via frascodutos, até a linha de produção de iogurtes. Agora, em parceria com a Logoplaste, a Itambé passa a produzir as próprias embalagens de garrafas plásticas para seus produtos. A reportagem G.P. falou com o presidente da Itambé, Alexandre Almeida. Não deixe de ler.
“A Itambé e a Logoplaste já tem uma parceria desde 2002, onde a Logoplaste já tinha uma fábrica dentro da unidade de Pará de Minas, porém menor. Então, nós fizemos conjuntamente esse grande investimento, trazendo a mais nova tecnologia na produção de frascos para apoiar o processo de crescimento da Itambé. É um investimento associado também ao investimento nas linhas de produção de iogurte, onde  estamos aumentando nossa capacidade em até 80% da produção de iogurtes, bem como fizemos a modernização de todas as nossas embalagens na área de leite. Esse é um investimento na ordem de R$ 18,5 milhões de reais, que contribui para o desenvolvimento da cidade e para o desenvolvimento das duas empresas”, conta Alexandre.

E A CRISE? – A reportagem também conversou com o presidente da Logoplaste Brasil, Fábio Salik. Veja.
“A Logoplast é uma empresa especializada em produção em house, ou seja, nós fabricamos as embalagens dentro da área em que o cliente se localiza. A embalagem geralmente tem o custo de transporte associado a ela por ocupar muito espaço e ser uma embalagem relativamente leve. Com isso, o frete acaba encarecendo demais o produto. Estamos colocando para funcionar uma fábrica com a última geração de equipamentos para produzir os iogurtes novos que estão sendo lançados agora no mercado. Os momentos de crise que o país enfrenta são essenciais para que se possa fazer investimentos. Investir nos momentos de crise nos prepara para que, nos momentos bons, estejamos muito bem posicionados. O crescimento é algo doloroso, quando vemos um cenário de juros altos (…) mas o crescimento é crítico para que possamos, lá na frente, estar se beneficiando dos bons momentos que virão. Para se manter em 1º lugar é importante a empresa se preocupar com tecnologia e pessoas. Afinal, o barco é importante, mas a tripulação é extremamente crítica, porque precisamos das pessoas para nos ajudar, em períodos de turbulência”, filosofa Fábio.

O INÍCIO DE TUDO – A reportagem G.P. também com o diretor-presidente da Logoplaste, o português Filipe de Botton. Acompanhe.
“A Logoplaste é uma empresa que se iniciou em Portugal, em 1976, se internacionalizando e investindo em outros países, a partir de 1992. Nós iniciamos as atividades no Brasil, em 1994, sendo o 2º país em que investimos fora de Portugal. Iniciamos em Minas Gerais com uma fábrica em Poços de Caldas; depois, viemos, em 2002, para Pará de Minas. Naquela época, nós produzíamos 10 vezes menos do que nós produzimos hoje. Esse aumento ao longo desses anos tem sido um desafio fantástico. A Logoplaste se iniciou com o meu pai, que é paulistano e saiu no Brasil na sua juventude, indo para Europa e instalando em Portugal. Em 1974, houve uma revolução em Portugal que o fez perder uma fábrica de embalagem de plástico, mas, em 1977, começou de novo (…). Seria importante resolver o momento político e difícil que o Brasil tem passado, mas acredito que rapidamente ele será ultrapassado. Afinal, podemos olhar para um problema como sendo uma dificuldade ou uma oportunidade”, ensina Filipe.

SUPERAÇÃO – A reportagem G.P. também falou com o prefeito Antônio Júlio de Faria. Veja.
“A Itambé sofreu muito, no ano passado, com a falta d’água na cidade. Foi, talvez, a  empresa que mais teve dificuldades, mas não se abateu e se adequou ao momento e hoje está inaugurando essa fábrica. Isso é sinal de que ela acredita em Pará de Minas e na economia de Minas, inaugurando em plena crise, uma bela fábrica de alta tecnologia”.

Colunistas