Selo GP - Osvaldo Milton

Gazeta Pará-minense - Notícias de Pará de Minas Fundador: Francisco Gabriel Bié Barbosa

Alcance, credibilidade e
imparcialidade, desde 84
ANO 41 - Nº 2051
20/12/2024


Notícias
Notícias

As águas vão rolar? - 08/10/2015

 Faltando algumas horas para a chegada das águas do rio Paraobeba na Eta – Estação de Tratamento de Água, no bairro Nossa Senhora das Graças, a reportagem G.P. falou com o superintendente da Águas de Pará de Minas, Tiago Contage. Acompanhe.
“Estamos reforçando, há bastante tempo, desde que colocamos a bomba com a balsa dentro do rio Paraopeba, sobre a chegada da água. No dia 5, a água já chegou e fizemos a 1ª descarga no ribeirão Paciência. Enfim, tudo está correndo super bem dentro do nosso cronograma. É importante esclarecer a todos que um sistema - como a adutora de 28KM - é construído existem determinadas condições. A partir do momento que começam-se a fazer os testes, colocando água e pressurizando as redes, as condições são diferentes. A rede fica cheia de água com pressão e completamente diferente daquelas que foram construídas. Isso tudo tem uma complexidade muito grande durante todo esse período de teste hidrostático para que não cause maiores danos à rede, porque é uma rede de 500ML, submetida à uma pressão muito grande. A diferença de nível de cota de nível entre o rio Paraopeba e a Eta é muito alta”, explica Tiago.

QUANDO TERÁ ÁGUA? - “Entendemos que de 2 a 3 dias de água na estação já seja o suficiente para encher toda a rede e equilibrar o sistema para mantê-lo abastecido. O tempo que isso vai levar é o tempo que teremos para colocar a água do rio Paraopeba na estação, completar o ciclo de teste e manter toda rede pressurizada nas condições de funcionamento adequada. Isso requer um tempo. O que determina a qualidade da água dentro da portaria 2914 do Ministério da Saúde é a saída da água. Uma estação de tratamento de qualidade e que tenha à frente uma equipe técnica competente para poder tratar e colocar a água dentro dos padrões está preparada para qualquer variação da água bruta. Fazemos análise da água bruta para poder entender qual é a quantidade e características da água na estação para que, encima disso. possamos fazer a dosagem e o tratamento adequado. É importante frisar que o sistema está sendo colocado em carga agora. Estamos colocando ele o mais próximo possível das condições em que ele vai operar. O fato da água chegar aqui hoje não significa que o teste hidrostático já esteja concluído. Isso requer uma maturidade do sistema em período de continuidade nos testes para que possamos tê-lo o quanto antes na estação de tratamento”.

* Estima-se que dentro de 26 dias, todas as residências de Pará de Minas já estarão normalmente abastecidas, como nos bons tempos.

Mais da Gazeta

Colunistas