Está cada mais difícil a situação do país, quando o assunto é uma vaga no mercado de trabalho. Conseguir um emprego está complicado até para quem já possui uma qualificação. Imagina para quem não a possui. E são exatamente essas pessoas que acabam saindo em desvantagem, na hora de ser contratado e também na hora de ser demitido. Pensando nisso, o Governo de Minas Gerais credenciou alguns Cesecs - Centro Estadual de Educação Continuada, para certificar alunos que queiram continuar seus estudos. A reportagem G.P. falou com a diretora do Cesec de Pará de Minas, Idalila Mara de Araújo, sobre o tema. Não deixe de ler.
“Esse é um processo que o Estado está desenvolvendo para abranger a maior quantidade possível de pessoas para essa certificação, porque com essa virada que está sendo feita na educação mineira, pelo governo, detectou-se que ainda que temos muitos estudantes que não estão com o ensino fundamental e até médios completos. Então, é necessário que o Estado, através da Secretaria de Estado da Educação, faça alguma coisa para contribuir para melhoria desses índices de concretização desses ensinos, entre as pessoas que as vezes já passaram da idade e não concluíram seus estudos”, explica Idalila.
O QUE MUDOU? - “Até 2011, o Estado fazia o que era chamado de Provão do Estado, quando o aluno entrava na internet, fazia sua inscrição, onde vinha um detalhamento com todas instruções como, por exemplo, o Enem. Mas a partir daí o Estado parou com essa certificação porque ela veio para o Cesec, através das bancas permanentes de avaliação. Pará de Minas tem a graça de ter um Cesec e uma graça maior ainda de ter um Cesec que tenha banca permanente de avaliação. Com esse processo novo do Estado, nós vamos fazer 3 aplicações de provas, após uma divulgação ampla, para que essas pessoas possam nos procurar para conseguir essa certificação”.
DEZEMBRO E JANEIRO - “* O Sesec funciona no prédio alugado e nossas acomodações são pequenas. Só conseguimos atender de 10 a 12 alunos por vez. Com isso, estaremos abrindo 20 vagas para cada conteúdo de matéria, de acordo com o calendário: * No dia 1º de dezembro, aplicação da prova de Linguagens; * no dia 2, Matemática; * no dia 3, Ciências da Natureza; * e no dia 4, Ciências Humanas. Já em janeiro, no dia 18, aplicação da prova de Linguagens; * no dia 19, Matemática; * no dia 20, Ciências da Natureza; * e no dia 21, Ciências Humanas. Lembrando que serão 20 vagas apenas para cada dia. É importante o aluno chegar com 30 minutos de antecedência com a carteira de identidade na mão.
* Como é feita uma preparação antes da prova, o aluno deve entrar em contato com o Sesec para fazer o seu agendamento e inscrição”.