No fim de 2015, após manifestações e reclamações contra a Turi, empresa responsável pelo transporte coletivo público em Pará de Minas, a Câmara Municipal de Pará de Minas recebeu críticas por seus vereadores não estarem fazendo nada em prol da sociedade, em relação ao transporte coletivo. Por esse motivo, o gerente local da Turi foi convocado a comparecer nas reuniões da câmara, mas ele só apareceu na 2ª convocação, quando deu explicações do que poderia ser feito. De lá pra cá, o vereador Flávio Medina tomou frente da situação e fez reuniões com a Turi, no sentido de entender como funciona o transporte coletivo. E depois, evidentemente, desenvolver, juntamente com a empresa, um plano de melhorias para o transporte coletivo de Pará de Minas. Para aprofundar no assunto, a reportagem G.P. conversou com o vereador Flávio Medina. Leia o resumo e fique por dentro.
“Foi feito um levantamento para saber que melhoria Pará de Minas precisa, neste momento. Chegou-se à conclusão de que seria uma comunicação à população das alterações ocorridas nos horários de ônibus, já que isso não era feito antes. Mas para dar uma publicidade maior dentro do município, é preciso ter um aval da gerência de transporte da prefeitura, no que diz as ordens de serviço. Aí, nós participamos de várias reuniões, no sentido de otimizar todas as rotas e os horários pertinentes ao uso maior da população. Com isso, aqueles horários que tiveram mais usuários comprometidos nas viagens foram mantidos e ampliados. Agora, o plano ficou pronto e, diante de todo o incômodo que a população passou no fim de 2015 (com a não divulgação), a câmara assumiu a responsabilidade de estar elaborando um plano de melhorias para o transporte coletivo no município”, explica Flávio.
ESTÁ FALTANDO O QUÊ? – “Acompanhamos essa empresa fazendo a composição desse plano que já está junto com a gerência de trânsito que fará a validação das 28 linhas com seus respectivos horários. Agora, a Turi terá a oportunidade e a obrigação de fazer a publicidade junto à população de Pará de Minas de todos os horários acessíveis. Eu participei de várias reuniões junto à empresa, quando alavancamos algumas sugestões de publicidade. Entre outras: em espaços públicos de nossa cidade como supermercados, através de um aplicativo, onde as pessoas poderão ver os horários dos ônibus, diariamente. Outra inovação que a empresa Turi terá em Minas Gerais será o transporte coletivo na escola. O projeto Turi na Escola já está formatado e irá informar a todas as crianças e adolescentes em suas escolas sobre a composição da tarifa. No plano de melhorias, entendemos que haverá mais horários disponíveis e mais ônibus também. Esperamos que a validação do plano saia o mais rápido possível e esperamos que a empresa faça a panfletagem dessas informações, em 15 dias”.