Venceu no último dia 10, a 2ª parcela do IPVA - Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores, para os veículos com placa final 01 que optaram pelo pagamento parcelado. Na mesma data, a AF – Administração Fazendária de Pará de Minas, divulgou os números da arrecadação no mês de janeiro. Com uma frota de aproximadamente 32.400 veículos, o valor arrecadado em janeiro foi de R$ 6.162.297,40. Já o valor arrecadado da Taxa de Licenciamento Anual de Veículos, no mesmo mês, foi de R$ 746.165,94. A destinação dos recursos arrecadados do IPVA são divididos da seguinte forma: 50% para o município e 50% para o Estado.
A chefe da AF em Pará de Minas, Ana Amélia Vasconcelos, falou para a reportagem GP sobre a importância dos tributos, muitas vezes tão questionados pelas pessoas.
“É importante quitar o IPVA em dia para que tenhamos uma sociedade justa, livre e solidária. Só assim garantiremos o desenvolvimento, erradicaremos a pobreza e a marginalização, reduzindo as desigualdades sociais. Tão importante quanto o pagamento do tributo é o acompanhamento da aplicação desses recursos. A melhoria desses serviços acontece quando os cidadãos passam a acompanhar a aplicação dos recursos e exigir de nossos governantes soluções para os problemas da comunidade. Isso é o exercício pleno da cidadania. Sabemos que a principal finalidade do Estado, nas suas diferentes esferas (União, Estados, Distrito Federal e municípios) é promover o bem comum, proporcionando os meios necessários para que os cidadãos possam realizar suas aspirações e ter uma vida digna”, explica Ana Amélia.