Selo GP - Rodrigo Roreli Laço
Fundação: Francisco Gabriel
Bié Barbosa
Alcance, credibilidade e
imparcialidade, desde 84
ANO 40
Nº 2042
18/10/2024


Notícias
Notícias

QUE TAL SER CONSELHEIRO DE SAÚDE? - 05/01/2017

No dia 15 de dezembro, começaram as inscrições para o processo seletivo dos novos conselheiros de saúde. A eleição acontecerá nos dias 25 e 26 de janeiro e será feita na Casa dos Conselhos, rua Doutor Cândido, 26, Centro. Serão 32 conselheiros, sendo 16 efetivos e 16 suplentes. Usuário vota em usuário; trabalhador, em trabalhador; e prestador, em prestador. Para saber mais sobre esse assunto, a reportagem GP conversou com a presidente do Conselho Municipal de Saúde, Mônica Hanke. Veja em resumo o que ela disse.

“O conselho tem uma competência legal, na qual nós avaliamos, fiscalizamos e monitoramos as ações de saúde do município. Trata-se de um cargo voluntário; ou seja, não se recebe nada por isso. Temos representantes da sociedade civil, dos trabalhadores da área de saúde, do governo, geralmente indicado pelo secretário de saúde, e dos prestadores de serviços do SUS”, explica Mônica.

QUANTOS SERÃO? - “Teremos 32 conselheiros, sendo 16 efetivos e 16 suplentes. Esperamos ter um grande número de participantes pleiteando essas vagas para que possamos formar um conselho forte e atuante que valorize a saúde e que faça o papel com relação à competência legal, de trabalhar junto com a secretaria de saúde. Enfim, de ter esse olhar de fiscalizar, monitorar e avaliar os trabalhos da secretaria, em parceria com a secretaria de saúde. Como essas comissões têm que ser atuantes, então não adianta apenas querer ser conselheiro de saúde. Tem que ser conselheiro e ter a responsabilidade que o cargo exige”.

E A ELEIÇÃO? - “Os editais de convocação das eleições são separados: de trabalhador, de usuário e de prestador. As inscrições vão até o dia 16 de janeiro, na Casa dos Conselhos. Qualquer instituição legalmente constituída, qualquer trabalhador na área de saúde pode fazer inscrição. Já os usuários devem apresentar no ato da inscrição a ata da última reunião da entidade que ele está representando e a lei de sua criação, se houver. A eleição dos usuários será às 17H30 do dia 25, e a dos prestações de serviço às 7H30 do dia 26; às 17H30 desse mesmo dia será a dos trabalhadores de saúde”.

Mais da Gazeta

Colunistas