Há alguns anos, centenas de brasileiros têm caído em diversos tipos de golpes que, apesar de serem os mesmos de sempre, acabam fazendo novas vítimas. Para se ter uma idéia, a Polícia Civil de São Paulo afirmou, dia desses, ter desarticulado um grupo suspeito de aplicar o chamado Golpe do Boleto. As reclamações começaram em 2006, em todo o Brasil. Segundo a Secretaria de Estado da Segurança Pública, os suspeitos são investigados por oferecer serviços gratuitos a empresas em nome de associações e sindicatos e, depois, enviam boletos de cobrança, sob ameaça de levar o caso ao Serasa e ao Serviço de Proteção ao Crédito (SPC). Os valores dos boletos variam entre R$ 100 e R$ 500.
Em Pará de Minas, o tecnólogo, Eduardo Rodrigues, disse que Associação Empresarial de Pará de Minas está alertando aos seus associados para que fiquem alertas contra o Golpe do Boleto, também conhecido como Golpe da Lista Telefônica. Ele lembrou que em São Paulo, por exemplo, as associações eram legalmente registradas e supostamente ofereciam serviços de assessoria contábil, jurídica e financeira. O alvo principal eram empresas de pequeno e médio porte. O golpe também era aplicado pela oferta de serviços de publicidade em listas telefônicas.
* Para mais esclarecimentos, entre em contato com a Assessoria Jurídica da Ascipam: (37) 3232-9807 ou juridico@ascipam.com.br.