Selo GP - Osvaldo Milton

Gazeta Pará-minense - Notícias de Pará de Minas Fundador: Francisco Gabriel Bié Barbosa

Alcance, credibilidade e
imparcialidade, desde 84
ANO 41 - Nº 2054
17/01/2025


Notícias
Notícias

UPA 24H: AFINAL, QUEM É O PAI DA CRIANÇA? - 06/07/2017

Como já divulgado na edição anterior, no dia 29 de junho, foi inaugurada a UPA 24H em Pará de Minas como uma extensão do PA, para melhor atender a população. Presente na importante inauguração, a reportagem GP conversou com o vereador Toninho Gladstone que representou o deputado federal Eduardo Barbosa, autor da emenda parlamentar que gerou recursos para que a obra fosse construída. Veja.

“Os recursos com os quais foi construída essa UPA 24H vieram de Brasília/DF, através de uma emenda parlamentar do deputado Eduardo Barbosa. Mais ou menos um milhão e trezentos mil reais. Vale lembrar que a UPA foi construída na gestão anterior que, por problemas burocráticos, não pôde ser inaugurada antes,” deixa claro Toninho.

SOMANDO ESFORÇOS - A reportagem GP conversou também com o prefeito, Elias Diniz. Confira.

“Agradecemos ao deputado (federal) da terra que nos ajudou dentro dos processos e da construção. Temos é que somar esforços, pensar no povo, e, indiferentemente de siglas partidárias, fazer o máximo possível para que a saúde da cidade seja referência. Aqui vamos salvar muitas vidas, quando teremos condições de dar acolhimento humano, contando com aparelhos de última geração, uma equipe preparada que fará a evolução do paciente, conforme a necessidade. Além disso, estamos com todo o processo do prontuário eletrônico, onde o paciente terá condições de ter uma leitura em qualquer parte do mundo, desde que tenha o número do Sus e uma senha específica. Ou seja, vamos evitar o retrabalho dentro das estruturas; é um recurso a mais. Sobre o PA, na realidade ele não existe mais, porque aqui é uma ampliação de lá. Agora, será somente a unidade de Pronto Atendimento com uma única entrada, mas com classificação: as crianças vão para o local correto, com uma sala preparada; há alas femininas e masculinas separadas e a Sala Vermelha para qualquer trauma ou acidente, sem o paciente ter contato com os demais,” explica o prefeito.

POLÍTICA DE LADO – Deixando de lado a política, conversamos com o secretário de saúde, Paulo Duarte, que falou sobre o que mais interessa: a parte técnica. Acompanhe.

“A UPA chegou com algumas modificações no processo, pois mudamos algumas ações que vão refletir no atendimento. Ao chegar na unidade, a pessoa fará o seu cadastro na recepção e receberá uma senha para ser triada. A partir de agora, o sistema que faz o controle da entrada e saída do paciente é eletrônico, através de senhas, que são chamadas nas televisões, instaladas nas salas de espera. Nessa triagem, o paciente será classificado pela prioridade do atendimento, sendo levada às cadeiras de espera, conforme a classificação. As cadeiras amarelas, verdes e laranjas têm atendimento prioritário. O médico chama o paciente pela senha. O prontuário médico é impresso pelo médico, quando ele faz um direcionamento interno para a ala de medicação ou observação e liberação do paciente. Não teremos mais a demanda reprimida das análises clínicas, pois finalizamos a implantação do Raio X 24H e, realmente, funciona 24 horas,” explica Paulo

DUAS HORAS? - “Dentro dos novos protocolos, esperamos atender as pessoas dentro daquilo que é preconizado no protocolo de Manchester, mas vale lembrar que aqui é um pronto atendimento de urgência e emergência. Portanto, precisamos avaliar que, em alguns momentos, é difícil cumprir o protocolo da ficha verde. Tivemos um caso atípico nesses últimos dias, com sete AVCs no plantão e isso não acontece rotineiramente e, quando acontece, dificilmente você vai conseguir cumprir o protocolo de duas horas de atendimento. Claro que estamos trabalhando para trabalhar dentro do protocolo, mas, em alguns momentos, é passível de acontecer um atraso.”

Colunistas