Selo GP - Rodrigo Roreli Laço
Fundação: Francisco Gabriel
Bié Barbosa
Alcance, credibilidade e
imparcialidade, desde 84
ANO 40
Nº 2010
11/03/2024


Notícias
Notícias

DICAS PARA REDIGIR BEM NO ENEM - 03/11/2017

O Enem 2017, desta vez, não será realizado em apenas um domingo, mas em dois, mais precisamente nos dias 5 e 12 de novembro. Para passar dicas para os estudantes pará-minenses fazerem boas redações, a reportagem GP conversou com o professor Inácio Lopes que deu algumas dicas. Informe-se.

“É difícil precisar quais temas poderão cair na redação, mas é claro que serão temas atuais. Precisamos, então, ficar atentos, antenados ao que está acontecendo no Brasil e no cenário mundial, pois qualquer assunto atual é um bom tema para ser cobrado na redação do Enem,” garante Inácio.

DICAS - * A primeira coisa a fazer para se escrever bem é ler. Não se escreve bem se não ler. Uma pessoa que não gosta e não tem o hábito de ler dificilmente conseguirá escrever bem, pois escrever está atrelado a ler. * Diante do tema que for cobrado é preciso que a pessoa reflita, pense sobre o assunto e, só então, comece a escrever. * Um texto precisa ser apresentado através de três partes básicas: introdução, desenvolvimento e conclusão (ou seja: com início, meio e fim). * No Enem sempre é cobrado texto dissertativo argumentativo, onde o aluno precisa apresentar solução para o problema, senão já é apenado nessa questão. * Deve-se evitar a primeira pessoa (eu/nós). Não que seja errado, mas um texto na terceira pessoa (ele/eles) fica mais claro e passa mais verdade para quem lê. * Tem que sair fora dos achismos (achar que...) das questões, evitando frases como Graças a Deus e se Deus quiser, pois, em redação, isso é armadilha. * Tem ainda de tomar cuidado com o internetês (linguagem de internet), pois em língua de prestígio essas abreviações (vc, vdd, etc.) têm de ser deixadas para trás”


Mais da Gazeta

Colunistas