Selo GP - Rodrigo Roreli Laço
Fundação: Francisco Gabriel
Bié Barbosa
Alcance, credibilidade e
imparcialidade, desde 84
ANO 40
Nº 2010
11/03/2024


Notícias
Notícias

O 1° ÔNIBUS ELÉTRICO DA CIDADE - 30/11/2017

Para conhecer o ônibus cem por cento elétrico que chegou na cidade, no dia 14 de novembro, a reportagem GP deu uma volta pelo Centro, tendo o prefeito como motorista. A novidade tem ar condicionado, não emite nada de gás carbônico (CO2) e tem capacidade para vinte e oito pessoas assentadas e mais treze em pé. Para saber mais sobre ele, a reportagem GP conversou com o prefeito Elias Diniz. Leia.

“Dentro do nosso plano de governo existe um processo para trabalhar a energia limpa. Diante disso, existe a construção e o projeto das usinas fotovoltaicas e também do ônibus elétrico que vai simplesmente diminuir significativamente a questão da emissão de CO². Nossa intenção é que os ônibus convencionais, movidos a diesel, sejam reduzidos. O objetivo desse ônibus que já está na cidade é para fazermos todos os testes necessários, por um período de um mês, para que se verifique o custo em termos de energia e qual é a unidade KWH por KM deslocado. Faremos testes também na rodovia, pois queremos implementá-los em nossa frota da educação municipal também. Com uma carga de apenas duas horas ele tem autonomia para aproximadamente duzentos e trinta quilômetros. Temos um posto elétrico na porta da prefeitura que estará realimentando esse ônibus, de acordo com as nossas necessidades,” afirma Elias.

VIRÃO OUTROS ÔNIBUS? - “Será feita, progressivamente, a inclusão dos ônibus elétricos na cidade. Como o custo de consumo elétrico será minimizado, o valor do bilhete da passagem poderá ser reduzido também. Em um primeiro momento, exigiremos que a empresa licitada entre com pelo menos cinco por cento de ônibus elétricos, em nossa frota, até chegarmos a trinta por cento.”

Mais da Gazeta

Colunistas