Selo GP - Rodrigo Roreli Laço
Fundação: Francisco Gabriel
Bié Barbosa
Alcance, credibilidade e
imparcialidade, desde 84
ANO 41
Nº 2047
21/11/2024


GENTE PENSANTE
Bié Barbosa

Bié Barbosa


GENTE PENSANTE 
BIÉ BARBOSA, jornalista e publicitário (UFMG), nascido em Pará de Minas em 22/11/53, é casado com Maíza Lage com quem tem 4 filhos. SEU LEMA: “O SENHOR É MEU PASTOR, NADA ME FALTARÁ”!


VEJA NA EDIÇÃO 1876: NAS BANCAS DE 23/07 A 29/07. DEPOIS, SÓ NA GAZETA. Veja também a crônica deste mesmo colunista da edição 1875 abaixo: 

EXISTIRIA MAIS DE UM DEUS?

O tema da palestra da conceituada psicóloga era Constelação Familiar e as cadeiras, salpicadas no grande salão - por causa do coronavírus - estavam todas ocupadas. Com pontualidade britânica, o mestre da cerimônia falou um pouco sobre a atuação daquela profissional, nos 20 anos em que ela atua no mercado da psicanálise. Realmente, uma palestra interessante demais, até que, do nada, a palestrante começou a falar muito mal de todos templos religiosos. Bradava, em alto é bom tom, por meio do impecável serviço de som:

- Para termos um verdadeiro humanismo teria que acabar 1º com todas os templos religiosos (ruído de vozes e cadeiras arrastadas, na plateia). E explico porquê digo isso. Todas os templos religiosos, sem exceção, abandonaram, há muito tempo, aquilo que seria o alicerce de todas elas: a redução dessas gritantes diferenças sociais. Se mortas e enterradas todas os templos religiosos, teríamos, por meio da ressureição - aí sim - o nascimento de novos, vivos e realmente relevantes templos, para construirmos uma Nova Era.

Uma mulher de óculos levantou-se de sua cadeira e pediu a palavra. A ajudante do evento, vestida de negro, levou até a ela o microfone sem fio. Ela o pegou e com a mão trêmula falou:

- Essa sua fala - diga-se de passagem - totalmente fora do tema proposto, está me fazendo muito mal e eu preciso colocar pra fora este meu péssimo sentimento... 

Após a psicóloga balançar positivamente a cabeça, ela perguntou: 

- A senhora acredita em Deus? 

- A que Deus a senhora se refere? Ao Deus Vingativo, que castiga? Ou o Deus Jardineiro, que criou Adão, Eva e o paraíso? Ou seria o Deus Banqueiro, que lança os débitos e créditos de todos os fiéis? Ou seria ainda o Deus Erótico, que nos incita a crescer e multiplicar? Ou seria, então, o Deus Violento, que permite que uma polícia, como a de Goiás, execute o assassino Lázaro Barbosa com, nada mais, nada menos, que 125 tiros? E depois ainda dizem que no Brasil não há Pena de Morte. O que foi aquilo, então? 

A mulher, mais trêmula ainda, falou gaguejando:

- Eu não suporto mais essa falação herege sobre Deus! Eu vim aqui, e paguei por isso, para ouvir a senhora falar sobre Constelação Familiar. Então, pare já com essa polêmica descabida e volte à palestra original ou eu e outros - tenho certeza - vamos nos retirar deste recinto...

E você, crê, cegamente, na existência de Deus ou tem dúvidas sobre isso? 

UMA BOA LEITURA!


O editor GP escreve mais uma crônica: Que tipo de homem faz mais sucesso entre as mulheres?


Mais da Gazeta

Colunistas