Selo GP - Rodrigo Roreli Laço
Fundação: Francisco Gabriel
Bié Barbosa
Alcance, credibilidade e
imparcialidade, desde 84
ANO 40
Nº 2010
11/03/2024


GENTE PENSANTE
Bié Barbosa

Bié Barbosa



GENTE PENSANTE 
BIÉ BARBOSA, jornalista e publicitário (UFMG), nascido em Pará de Minas em 22/11/53, é casado com Maíza Lage com quem tem 4 filhos. SEU LEMA: “O SENHOR É MEU PASTOR, NADA ME FALTARÁ”!


Veja também a crônica deste mesmo colunista da edição 1909 abaixo: 

QUANDO A LUZ NO FIM DO TUNEL NÃO PASSA DE UM BREU SEM FIM...

Naquela noite, quando o homem das letras entrou em sua casa, três horas mais tarde do que deveria ser o habitual, encontrou, na cozinha, a visita sempre querida e esperada de um quase filho. Ele estava acabando de ler uma matéria publicada em jornal sobre o triste autoextermínio de um amigo, profissional competente, filho, marido e pai de adolescentes. Como o homem das letras já tinha lido a matéria, comentou:

- Triste demais, não?

O quase filho respondeu:

- Quer saber a verdade? Não acho não!

- Como assim? Não acha não? Difícil demais! Você não gostava dele?

- Não, não é isso. Independentemente de ter sido ele ou outra pessoa, o que eu acho normal é alguém tirar a própria vida...

O homem das letras não gostou do que ouviu e respondeu:

- Tirar a própria vida não é coisa de Deus! Tenho certeza de que ele não faria isso, se estivesse no normal de suas faculdades mentais...

O quase filho respondeu, após breve silêncio:

- Não penso assim. Acho, na verdade, que é, antes de tudo, um ato de coragem! No mais, é direito de cada pessoa definir como quer que seja o fim de sua vida.

- Às vezes, penso que você não acredita em Deus, nem em vida depois da

morte...

- Respeito que você acredite nisso, piamente, mas eu sinceramente, não acredito nem em uma, nem em outra coisa.

O homem das letras deu as costas para o quase filho e começou a preparar o seu lanche, dizendo com certa irritação na voz:

- Acho melhor a gente parar por aqui com este papo...

- Não, espera aí. Vamos concluir essa conversa, mesmo que os nossos pensamentos sejam tão divergentes. Não é assim que você gosta? Gostaria apenas que você pensasse ou entendesse que a vida para ele perdeu totalmente o sentido... Não houve outra saída, mas acredito que ele não queria se matar. Queria apenas eliminar a dor insuportável que ele deveria estar sentindo... Será que você percebe o que isso significa? A vida, realmente, não tem mesmo muito sentido... É angustiante demais passar a vida nos perguntando de onde viemos, quem somos e para onde vamos, sem nunca conseguir encontrar uma resposta concreta... Acho estranho demais pensar que tantos milhares de anos já se passaram e ninguém, até hoje, conseguiu dar uma resposta definitiva para essas duas questões! As, que existem são apenas crenças e suposições... 

E você o que pensa sobre essa coisa tão avassaladora chamada autoextermínio?

UMA BOA LEITURA!

* EM TEMPO - * Na edição anterior a esta, onde se lê só viam e viam só nuvens alvas, favor ler SÓ VIAM NUVENS ALVAS; * onde se lê quando um ou outro deles achava que estava conseguindo sair, despencavam, favor ler DESPENCAVA; e * onde se lê fora isso, as mentes se distraíram um pouco ao fazerem... favor ler  AO FAZER. Pedem-se desculpas pelos erros de digitação.


O editor GP escreve mais uma crônica: QUANDO NADA PREENCHE O BURACO EXISTENTE NO PEITO


Mais da Gazeta

Colunistas