Selo GP - Rodrigo Roreli Laço
Fundação: Francisco Gabriel
Bié Barbosa
Alcance, credibilidade e
imparcialidade, desde 84
ANO 40
Nº 2010
11/03/2024


GENTE PENSANTE
Bié Barbosa

Bié Barbosa


GENTE PENSANTE 
BIÉ BARBOSA, jornalista e publicitário (UFMG), nascido em Pará de Minas em 22/11/53, é casado com Maíza Lage com quem tem 4 filhos. SEU LEMA: “O SENHOR É MEU PASTOR, NADA ME FALTARÁ”!


* VOCÊ ENCONTRA A GAZETA NAS SEGUINTES PADARIAS: BARIRI (São José), CAFÉ COM LEITE (São Luiz) e FRANÇA (rua Direita); * MERCEARIA DONA BENTA (São José) * NAS BANCAS: FELIPE (em frente à EE Governador Valadares); FRANCISCO (em frente ao Santander); LEONARDO (praça das “bolas”) * E POSTO STOP SHOP (avenida Ovídio de Abreu).

Veja também a crônica deste mesmo colunista da edição 1974:

A AUTOESTIMA E CADA CABEÇA, UMA SENTENÇA...

O psicólogo, com mais de 20 anos de consultório, como psicanalista, estava vivendo um momento bastante delicado em sua própria vida. Hesitou, por alguns dias, antes de tomar a decisão de procurar a psiquiatra que, por meio de muitas sessões, há 15 anos, o tornou apto a começar a fazer atendimentos clínicos. De volta ao consultório dessa psiquiatra, onde nada, absolutamente nada, havia mudado, depois de tantos anos passados, a não ser o natural envelhecimento dela, eles se saudaram e cada um sentou-se em suas velhas e mostardas poltronas. A psiquiatra disse-lhe: 

- Quanto tempo! O que o trouxe de volta? 

- Estou vivendo um problema com a justiça e a minha autoestima caiu num buraco sem fundo! Tenho, então, sentido uma coisa que, até aqui, eu nunca havia sentido: medo! Mas não é medo da sentença que virá, mas do que as pessoas possam estar pensando de mim... se estou em algum local público, por exemplo, basta um olhar de alguém para mim que o meu emocional já se descontrola totalmente...

A psiquiatra perguntou:

- E como era antes?

- Ah, antes, se alguém me dirigia o olhar eu pensava que aquela pessoa estava gostando de algo em mim, nunca criticando... agora, sinto-me como uma vitrine, onde o negativo da minha vida, por menor que seja, está completamente exposto...

- Isso é bem normal. Afinal, todo e qualquer fato que uma pessoa vive, fora daquilo que se chama lei, sempre trará consequências negativas. Só que cada um vive isso de uma maneira diferente. Há quem não está nem aí, até que a sentença do juiz saia. Eles esperam que ela saia, para depois, se for o caso, sofrer. Por outro lado, há aqueles que têm uma autopunição muito mais severa, mais rígida do que a própria determinação de um juiz.. talvez seja assim, pela forma como foram criados. E acho que esse é o seu caso, que é uma pessoa de bom caráter, de boa índole e está sofrendo muito com tudo isso. No mais, é bom que você saiba que, infelizmente, a justiça penal não se repousa naquilo que seria o melhor para quem cometeu algum deslize e nem para a própria sociedade, como um todo. A justiça penal repousa-se, única e exclusivamente, naquilo que ela, de maneira bem subjetiva, acredita ser os piores casos de deslizes ou crimes. Com certeza, você já ouviu esta famosa e polêmica frase, supostamente do poeta romano, Públio Terêncio: tot homines, tot sententiae que quer dizer cada cabeça, uma sentença!

O psicólogo analisado não gostou do que ouviu e retrucou:

- O que passa na cabeça de cada juiz não é o motivo que me trouxe aqui. Isso só está agravando a minha ansiedade. O que eu quero mesmo é recuperar a minha autoestima!

A psiquiatra tentou outro caminho:

- Em outras palavras, acredito que as pessoas estão olhando pra você, como sempre olharam. Só que você, neste momento, está sentindo que são acusações e julgamentos. E isso tudo pode ser apenas uma coisa que está se passando na sua cabeça.

- Exatamente isso! Só que eu não estou conseguindo reverter este terrível pessimismo para aquele bom otimismo de outrora...

Nessa hora, encerrou a psiquiatra:

- Ouça bem o que eu vou lhe dizer: autoestima não quer dizer que as pessoas vão olhar para você e gostar de você ou de suas atitudes. Autoestima significa que as pessoas vão continuar olhando para você - podendo até cochichar - mas você, ao perceber isso, pensará assim: Tudo bem, porque pouco me importo se elas gostam ou não de mim ou daquilo que eu tenha feito!

E você, como está em relação à sua autoestima?

UMA BOA LEITURA!


O editor GP escreve mais uma crônica O ATUAL PRESIDENTE DO BRASIL E O TEXTO CORRETO DA JORNALISTA


Mais da Gazeta

Colunistas