Selo GP - Rodrigo Roreli Laço
Fundação: Francisco Gabriel
Bié Barbosa
Alcance, credibilidade e
imparcialidade, desde 84
ANO 41
Nº 2047
21/11/2024


GENTE PENSANTE
Bié Barbosa

Bié Barbosa

GENTE PENSANTE BIÉ BARBOSA, jornalista e publicitário (UFMG), nascido em Pará de Minas em 22/11/53, é casado com Maíza Lage com quem tem 4 filhos. SEU LEMA: “O SENHOR É MEU PASTOR, NADA ME FALTARÁ”!


VOCÊ ENCONTRA A GAZETA NAS SEGUINTES PADARIAS: BARIRI (São José), CAFÉ COM LEITE (São Luiz) e FRANÇA (rua Direita); * MERCEARIA DONA BENTA (São José) * NAS BANCAS: FELIPE (em frente à EE Governador Valadares); FRANCISCO (em frente ao Santander); LEONARDO (praça das “bolas”) * E POSTO STOP SHOP (avenida Ovídio de Abreu).

Veja também a crônica deste mesmo colunista da edição 2027:

DE ONDE VÊM A ANSIEDADE, A ANGÚSTIA E A DEPRESSÃO?

A sala de cinema, onde foi realizada a palestra do renomado psicanalista, estava lotada, com as duzentas e cinquenta e seis confortáveis poltronas azuis ocupadas. Para falar a verdade, fora esses, havia ainda muita gente em pé, nas duas laterais, apesar do cartaz do Corpo de Bombeiros afixado na portaria informar que a lotação máxima era de duzentas e cinquenta e seis pessoas. Feliz em todas as suas colocações, porque o palestrante tem realmente o dom da palavra, aquele psicanalista prendeu a atenção de todos, com o triplo tema Ansiedade, Angústia e Depressão. Afinal, quem não passou por uma delas ou todas elas, durante a vida? À medida em que ele ia falando para a atenta plateia, sob um delicioso ar condicionado, perguntava:

- Há algum ansioso aqui? Se tiver, favor levante a mão!

Ninguém sequer mexeu na poltrona. Mais adiante ele fez outro questionamento:

- Há alguém angustiado neste recinto? Se tiver, favor se manifestar!

Necas de pitibiriba! Novo e absoluto silêncio na plateia. Daí a pouco, nova indagação:

- Agora, vou achar alguém com depressão na plateia! Estou certo?

Nada...

Ao encerrar a brilhante, mas bem incômoda palestra, o psicanalista foi aplaudido de pé. Porém, em poucos minutos, a sala esvaziou-se, parecendo até que o povo estava correndo dele. Porém, lá no fundo do salão, uma mulher, parecendo tímida foi, aos poucos, aproximando dele. Ao chegar pertinho, falou assim:

- Boa noite! Eu não sei o que eu tenho direito, mas quase todo dia sinto um vazio tão grande em meu peito. Normalmente, ele acontece, quando eu vou dormir e, também, quando eu acordo. Você poderia me dizer o que é isso?

O psicanalista respondeu, pausadamente:

- Difícil falar assim, à queima roupa, sem você passar por um tratamento psicológico comigo ou não.

Ela insistiu:

- Me fale, então, por favor, se o que sinto está mais para ansiedade, angústia ou depressão...

- Olha, a grosso modo, * ansiedade é o sentimento natural de uma pessoa que não está se sentindo em casa, estando em algum lugar qualquer; * já a angústia é uma circunstância momentânea, pois a pessoa sabe que tem de continuar caminhando, apesar dela; e a depressão é algo mais complicado e eu não me arrisco a definí-la, porque ela ainda é motivo de muitos estudos. Entretanto, posso lhe dizer uma coisa: a grandeza de viver está em questionarmos o mistério da nossa existência e, apesar dele, tentar fazer algo de bom com a nossa vida. Custe o que custar...

E você, já sabia diferenciar a ansiedade da angústia e da depressão?

UMA BOA LEITURA!



O editor GP escreve mais uma crônica: ESTARIA O BRASIL ENTRE OS PAÍSES ONDE É O MAIOR NÚMERO DE ESTUPROS?


Mais da Gazeta

Colunistas