Selo GP - Osvaldo Milton

Gazeta Pará-minense - Notícias de Pará de Minas Fundador: Francisco Gabriel Bié Barbosa

Alcance, credibilidade e
imparcialidade, desde 84
ANO 41 - Nº 2100
05/12/2025


GENTE PENSANTE
Bié Barbosa

Bié Barbosa


GENTE PENSANTE
BIÉ BARBOSA, jornalista e publicitário (UFMG), nascido em Pará de Minas em 22/11/53, é casado com Maíza Lage com quem tem 4 filhos. SEU LEMA: “O SENHOR É MEU PASTOR, NADA ME FALTARÁ”!


VOCÊ ENCONTRA A GAZETA NAS SEGUINTES PADARIAS: BARIRI (São José), CAFÉ COM LEITE (São Luiz) e FRANÇA (rua Direita); * MERCEARIA DONA BENTA (São José) * NAS BANCAS: FELIPE (em frente à EE Governador Valadares); FRANCISCO (em frente ao Santander); LEONARDO (praça das “bolas”) * E POSTO STOP SHOP (avenida Ovídio de Abreu).

Veja também a crônica deste mesmo colunista da edição 2099:

AINDA EXISTE OU NÃO PRECONCEITO RACIAL NO BRASIL?

No encontro de velhos colegas de faculdade, o anfitrião organizou a festa no amplo gramado de sua casa de campo, aproveitando o feriado que caiu numa quinta-feira, quando a maioria deles o emendaria com o fim de semana. Como outros que já haviam recepcionado os velhos amigos de profissão, ele queria exibir as suas posses, por meio de seu sucesso profissional. Dessa forma, contratou um bufê das arábias, um inovador churrasqueiro gaúcho e um renomado DJ. Aos que, rompendo a inveja, se aproximavam dele, para elogiar a perfeita recepção, ele fingia não ter a mínima vaidade, dizendo:

- Que isso? Tudo muito simples perto daquilo que vocês realmente fazem em suas casas...

Daí a pouco, aquele conceituado médico solicitou a um serviçal que ligasse o gigantesco painel, onde passou a exibir, a pedido das mulheres, uma novela televisiva. Não demorou muito, até que o falante anfitrião fez um comentário que causou muito mal-estar em todos. Disse ele: 

- Pessoal, vocês também não estão achando meio exagerada essa quantidade de pessoas negras que a Rede Globo está colocando em suas novelas?

A pediatra branca, de cabelos avermelhados, protestou, na hora:

- Como você se atreve a dizer uma asneira tão grande assim, principalmente hoje, feriado em que se comemora o Dia da Consciência Negra? Você não tem vergonha, não, seu bolsonarista?

Ao invés de guardar a língua em sua bocaça, ele foi novamente infeliz, ao dizer:

- Logo você, fulana! Tão branquela e defendendo a negritude? Só mesmo uma petista...

A pediatra não pensou duas vezes e respondeu na lata:

- Todos os brasileiros não passam de sararás crioulos e quem, como você, que não está em conformidade com as novas normas raciais do país, têm de ser reeducados ou até presos, como o seu presidente. Espere e verá!

O médico mulato falou, nessa hora:

- Sou filho de pai preto e tenho o maior orgulho disso, sabia?

Nessa hora, o anfitrião se desculpou, mas o homem moreno rebateu:

- Apesar da escravidão de corpos no Brasil ter se acabado, há tantos anos, neste país continua existindo uma escravidão ainda pior: a, da mente e da alma!

E você, o que pensa de pessoas que ainda acreditam que as pessoas são diferenciadas pela cor?

UMA BOA LEITURA!

A T É  A Q U I ,  S Ó  T E N H O  A  A G R A D E C E R . . .


Mais da Gazeta

Colunistas