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Os quatro anos da Águas de Pará de Minas - 25/04/2019

A concessionária Águas de Pará de Minas completou no dia 17 de abril, quatro anos de serviços prestados em Pará de Minas. A concessionária marcou historicamente o saneamento da cidade, resolvendo, ainda em 2015, o problema da falta d’água que afetava o município. Com índices dos serviços de água e esgoto acima da média nacional, a concessionária tem proporcionado mais qualidade de vida para cerca de noventa e quatro mil pará-minenses. Hoje, 99,4% da população é abastecida com água potável e 98,4% está ligada ao sistema de esgotamento sanitário, com tratamento de 100% do esgoto coletado. Segundo dados do Instituto Trata Brasil, 83,5% dos brasileiros, em média, têm acesso à água tratada, 52,36% possuem coleta de esgoto e, desse total, apenas 46% recebem tratamento. Os números de Pará de Minas são resultado de investimentos no sistema de abastecimento de água e esgotamento sanitário da cidade e seus distritos.  A primeira grande obra foi a construção da adutora de 28KM, do sistema de abastecimento do Paraopeba, responsável por levar água do rio até a estação de tratamento. “Desde o início da operação, a concessionária Águas de Pará de Minas não tem medido esforços para promover, cada vez mais, a melhoria de seus serviços e o bem-estar da população. Neste momento de celebração, é muito importante destacar o quanto a parceria entre a concessionária e a população tem sido fundamental para alcançarmos nossos objetivos. Foi assim em 2015 e isso se mantém diante dos novos desafios que surgiram, como a suspensão da captação do rio Paraopeba”, afirma o superintendente da concessionária, Thiago Contage. A Águas de Pará de Minas também realizou adequações e modernizações na Eta - Estação de Tratamento de Água, Nossa Senhora das Graças, e na Ete - Estação de Tratamento de Esgoto, União. Foram construídos os reservatórios de água potável nos distritos Torneiros e Gorduras e um reservatório de água bruta próximo à penitenciária Pio Canedo. A Ete união recebeu o PTRAT, equipamento que permite elevar a eficiência no processo de remoção de sólido, areia e gordura. A concessionária investiu na automação de diversas unidades e no CCO - Centro de Controle Operacional, local onde é feito o monitoramento do abastecimento, em tempo real, vinte e quatro horas por dia, nos sete dias da semana. “Atualmente, o CCO recebe informações de mais de cem pontos do sistema de abastecimento de água e esgoto de Pará de Minas e distritos, entre eles boosters, sistemas produtores de água, pontos de pressão e reservatórios, além de elevatórias de esgoto. O objetivo é avançarmos ainda mais nos próximos anos”, explica Contage. Sempre valorizando o relacionamento com seus clientes, a empresa modernizou e ampliou a central de atendimento, localizada na rua Maestro Espíndola, 270, Nossa Senhora das Graças, oferecendo ainda mais conforto, inclusive com acessibilidade. O site foi totalmente repaginado, passou a ser responsivo e mais interativo, disponibilizando diversos serviços logo na página inicial. Para 2019, estão previstas a conclusão de um reservatório de água tratada com capacidade de 2.000M³ de água, no Recanto, e a finalização das Ete’s I e II em Torneiros, além de outras metas previstas no contrato de concessão, como a ampliação da cobertura de esgoto nos distritos de Pará de Minas. “Temos satisfação em continuar contribuindo para a qualidade de vida dos pará-minenses e também para o crescimento e desenvolvimento econômico do nosso município”, conclui o superintendente.

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