Selo GP - Rodrigo Roreli Laço
Fundação: Francisco Gabriel
Bié Barbosa
Alcance, credibilidade e
imparcialidade, desde 84
ANO 40
Nº 2010
11/03/2024


Notícias
Notícias

GRANDE PATRIMÔNIO - 30/01/2020

Fique por dentro dos últimos eventos culturais da Capital Mineira do Frango!

CINEMA

* A PREFEITURA iniciou no dia 19 de janeiro, o projeto CINE FÉRIAS. A sala de cinema da ESTAÇÃO CULTURAL ficou lotada de pessoas de todas as idades que foram assistir ao filme O MÁGICO DE OZ, versão de 1939. A proposta da SECRETARIA DE CULTURA é oferecer uma opção de entretenimento de qualidade às crianças e às famílias, durante as férias, formando um público que valorize a sétima arte. Na abertura, houve uma apresentação musical do GRUPO BRISA, que interpretou, entre outras, a canção tema do filme que seria exibido, intitulado ALÉM DO ARCO-ÍRIS. No último domingo, 26, houve a exibição do filme DUMBO, versão original de 1941. Neste domingo, 2, o interessante projeto se encerrará com a exibição do sensível filme O GAROTO, de Charlie Chapplin. 

DIVERSÃO

* Mais uma vez crianças que frequentam creches e CMEIS de Pará de Minas puderam se divertir na organizada COLÔNIA DE FÉRIAS DA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO. Foram duas semanas com uma programação intensa de atividades lúdicas, brincadeiras e contação de histórias. 6 unidades abriram as portas neste mês de janeiro para receber a turminha. Com o contação de histórias as crianças puderam viajar no mundo da fantasia e aprender de uma forma diferente. Poucas atividades têm o poder de prender a atenção dessa galerinha em pleno período de férias. Essa Colônia de Férias aconteceu de 6 a 17 de janeiro nos seguintes CMEIS: * Bartolomeu Campos Queirós, * Prefeito José Gentil de Almeida, * Professora Idalina de Mello Cançado, * Cônego Hugo, * Padre Hernani, e * Professora Maria Constança Torres. Mais de 480 crianças de zero a 3 anos foram inscritas para participar das atividades. Impagável oportunidade para os pais que não têm com quem deixar os filhos no período de férias escolares. A reportagem GP conversou com a diretora do CMEI Professora Maria Constança Torres, Larissa Melo. Confira.

“A Colônia de Férias veio para garantir às crianças um momento de interação e de diversão. É brincando que se aprende e o brincar é muito importante nessa faixa etária. Saímos um pouco da rotina, deixando de trabalhar a parte pedagógica e partimos só para a parte lúdica, por meio das brincadeiras. Tivemos música, contação de histórias e momentos no parquinho”, enumera Larissa.

* De 13 a 24 de janeiro, foi realizada mais uma edição do projeto COLÔNIA DE FÉRIAS DO CENTRO JUVENIL SALESIANO SÃO DOMINGOS SÁVIO, no Patronato. Cerca de 170 jovens de 6 a 16 anos participaram de várias atividades, como esportes, brincadeiras, gincanas, oficinas, apresentações, entre outras atrações. O tema desta edição foi VIVA A VIDA, com o propósito de valorizar o bem mais precioso que temos, que é a vida. O objetivo da colônia era promover momentos de lazer entre os socioeducandos durante as férias. A novidade deste ano foi a participação de crianças e profissionais dos PROMAF’S de Pará de Minas. A reportagem GP conversou com a gerente socioeducativo do Centro Juvenil, Ana Paula Carvalho. Veja.

“A Colônia de Férias é sempre um momento divertido e animado. Começamos no dia 13 de janeiro e fomos até o dia 24, trabalhando na parte da tarde com essas crianças, num formato de gincana e também oficina de férias, que foi uma inovação que nós tivemos. Tivemos a oficina Brinquelê, onde trabalhamos com as crianças menores, com pintura de rosto, teatro e culinária. Tivemos a oficina de dança, a oficina Mão na Massa, onde trabalhamos com argila, a oficina Pintando o 7, um trabalho com material reciclável, a oficina Photoshop, com jogos de computadores, e a oficina Embelleze, que trabalhamos as questões da beleza, com pinturas temáticas, trabalhos com cabelo, unha, maquiagem. Bem interessante e as crianças gostaram muito,” comemora Ana Paula.

EVENTOS

* Finalizando a COLÔNIA DE FÉRIAS DOS IDOSOS, no CENTRO DE CONVIVÊNCIA DOS IDOSOS, hoje, 6ª feira, 31, às 13H, haverá o SHOW DE PRÊMIOS. 

EXPOSIÇÃO

* Até o dia 7 de fevereiro, 6ª feira, das 8 às 17H, na ABRACO – Associação Brasileira de Combate ao Câncer, está sendo realizada a 1ª EXPOSIÇÃO DE ARTES DA ABRACO, com o tema CADA ARTE, UMA HISTÓRIA, onde estão sendo expostas artes confeccionadas pelos participantes da OFICINA DE PINTURA DO SERVIÇO DE CONVIVÊNCIA E FORTALECIMENTO DE VÍNCULO DA ABRACO. A Abraco fica na rua João do Neto, 382, Centro. Prestigie!

MURAL

* O HNSC - Hospital Nossa Senhora da Conceição completou no dia 20 de janeiro, 135 anos de serviços prestados a cidade e região. Para comemorar a data, o GRUPO DE HUMANIZAÇÃO preparou um MURAL com textos e fotos, contando a história dessa casa de saúde de Pará de Minas. No mural, há imagens: * do primeiro imóvel, na praça Padre José Pereira Coelho; * da construção do atual prédio; * das pessoas que ajudaram no desenvolvimento da instituição; * entre outras. O mural foi instalado na área interna do hospital e ficará exposto até o fim de fevereiro. Ele está aberto, mas o público externo tem de agendar a visita pelo 3233-5400. A ação do hospital teve apoio do museu histórico, que levantou boa parte dos materiais. 

MÚSICA

* Ontem, 5ª feira, 30, no TEATRO MUNICIPAL, aconteceu o espetáculo musical TRIPTANGO – CONCERTO DE VIOLA, OBOÉ E PIANO. Foi lindo!

* Hoje, 6ª feira, 31 de janeiro, das 18H30 às 19H45, na ESCOLA DE MÚSICA JULIANA GRASSI, acontecerá o curso de UKULELÊ, comemorativo da 3ª Semana da Música Arte Nossa. Participe!

* Também hoje, 6ª feira, 31, às 18H, no CORETO DA PRAÇA TORQUATO DE ALMEIDA, acontecerá o primeiro show do CORETO MUSICAL, com a participação do cantor WILSINHO DA FLORESTA. Para saber mais, a reportagem GP conversou com assessora de cultura, Isabel Faria. Veja.

“Estamos com esse projeto na secretaria de cultura, em parceria com a Topogígio, que é o Coreto Musical. Esse projeto já aconteceu em outras gestões e eu acho que o que é bom a gente tem que dar continuidade. E a gente tem a praça Torquato de Almeida com esse coreto maravilhoso. São poucas as cidades que ainda tem um coreto tão preservado e tão bacana como esse e esse projeto ali trará mais alegria e cultura para essa praça. Teremos o show do Wilsinho da Floresta como 1ª atração e trará muita credibilidade para a proposta. O evento será um sucesso e quem prestigiar só tem a ganhar. Provavelmente, o Coreto Musical acontecerá sempre na última 6ª feira do mês,” adianta Isabel.

Mais da Gazeta

Colunistas