MORADORES IMPACTADOS RECEBEM ÁGUA DE QUALIDADE
Moradores de Pará de Minas e outros 15 municípios impactados pela interrupção da captação no rio Paraopeba têm recebido da Vale água de qualidade, com frequência diária e sempre à disposição. A estratégia de distribuição do recurso já ultrapassou a marca de 1 bilhão de litros entregues para uso doméstico, irrigação e dessedentação animal. Os moradores que atendem aos critérios estabelecidos pelo Igam – Instituto Mineiro de Gestão das Águas recebem água tratada pela Copasa em duas estações de tratamento, em Juatuba/MG e Curvelo/MG. A logística de distribuição utiliza 61 caminhões pipas higienizados por empresas especializadas. Cada veículo percorre uma média de 170 quilômetros por dia para garantir o abastecimento, de Brumadinho/MG a Pompéu/MG. Antes de cada entrega, laboratórios credenciados e independentes analisam, por amostragem, o teor de cloro e outros parâmetros, como cor, pH, coliformes totais e E. Coli. Se houver qualquer violação, o recurso é imediatamente descartado e o caminhão higienizado novamente. A empresa de auditoria técnica do Ministério Público do Estado de Minas Gerais também realiza as referidas análises como contraprova. Até o momento, 100% das amostras estavam em conformidade com as legislações. As condições de armazenamento de água também têm sido aprimoradas. Nessa frente, moradores da região já receberam 1.696 novas caixas d'água e 194 bombas hidráulicas. Além disso, 609 propriedades passaram a contar com interligação hidráulica. Houve, ainda, a instalação de 250 filtros para que as pessoas que possuem poços subterrâneos possam tratar melhor sua própria água. Os municípios impactados também receberam 360 captações de recursos hídricos, superficiais e subterrâneas (poços), além de sistemas de tratamento de água para adequação aos padrões de potabilidade. Para os produtores rurais ao longo do leito do rio Paraopeba, há ações para garantir a manutenção de suas atividades. Cerca de 16 mil animais, que têm relação direta com a produtividade e renda dessas pessoas, já receberam mais de 340 milhões de litros de água para a dessedentação. Além disso, foram instalados 893 bebedouros e fornecidas aproximadamente 80 mil toneladas de ração. Outra iniciativa foi a instalação de 605 mil metros de cercamento para evitar o contato dos animais com a água do rio Paraopeba. Plantações da região impactada receberam, ainda, mais de 470 milhões de litros de água. Durante todo o processo de reparação, a Vale se mantém aberta ao diálogo construtivo com as comunidades, órgãos competentes, poder público e instituições de justiça para discutir e avaliar permanentemente eventuais impactos em outras famílias e comunidades. Em caso de dúvidas, as pessoas também podem o canal de atendimento da Vale para a comunidade pelo telefone: 0800-0310831.