HUMANIZAÇÃO DE ATENDIMENTO HOSPITALAR
Em busca de diminuir a distância entre os pacientes internados em isolamento e seus familiares, o HNSC - Hospital Nossa Senhora da Conceição iniciou um novo projeto. Trata-se do Prontuário Afetivo, que busca humanizar o atendimento e o elo entre famílias, pacientes e hospital. Diariamente, há uma assistente social do HNSC que liga para as famílias para saber como elas estão passando por esse momento e se estão recebendo todas as informações sobre o paciente internado. É neste contato que o Prontuário Afetivo surge. A ideia veio da psicóloga Júlia Fiuza e, em conjunto com a supervisora do setor de serviço social, Celina Navarro Grassi, já foi colocada em prática há algumas semanas. Com as informações colhidas, o prontuário é então confeccionado em folha A4, com canetas coloridas, pensadas propositalmente para chamar a atenção de quem o vê. Esta folha é plastificada e apresentada ao paciente, que escolhe se quer conhecer seu Prontuário Afetivo. O resultado da iniciativa não poderia ser melhor, como contou Celina à reportagem GP. Veja.
“Como o prontuário é colado ao lado do leito, nós podemos chegar e não só conversar sobre assuntos do hospital, mas trazer para ele a questão familiar. Isso faz com que ele se sinta um pouco mais em casa, acolhido, sentindo que está sendo amado de alguma forma. Todos que passam pelo paciente podem conversar um pouco sobre o que ele gosta. É uma distração. Tem dado muito certo, tem sido muito bacana. É uma humanização a mais que estamos fazendo,” finaliza ela.
* Quando o paciente recebe alta do CTI o prontuário é entregue a ele, para levar pra casa, como lembrança, caso queira.