No último dia 4, suinocultores mineiros estiveram presentes na sede da Asemg - Associação dos Suinocultores do Estado de Minas Gerais, em Belo Horizonte/MG, para conhecer uma nova tecnologia aplicada no tratamento de dejetos suínos e participarem da já tradicional Bolsa de Suínos mineira. O objetivo é levar informação e novidades do mercado ao suinocultor e também debater o assunto meio ambiente. A palestra Uma Nova Realidade Sobre Sistema de Tratamento de Dejetos Suínos foi ministrada pelo suinocultor Renato Baccin, presidente do Núcleo Regional Amauc-Concórdia (ACCS) e sócio proprietário da LPC Tecnologia Ambiental.
“Através desta palestra, os colegas mineiros tiveram contato com um novo conceito de produção, voltado para a preservação do meio ambiente, eliminando os riscos, produzindo adubo orgânico e aumentando a rentabilidade da atividade” explicou Baccin.
Para o pará-minense João Bosco Martins de Abreu, presidente da Asemg, o conhecimento de soluções como a apresentada por Baccin é de grande importância para o desenvolvimento sustentável da suinocultura.
“Precisamos produzir sem agredir o meio ambiente e uma solução, onde os dejetos suínos líquidos são transformados em adubo sólido e seco gerando economia no tratamento de efluentes e melhorarias na rentabilidade, devem ser analisadas com bastante atenção”, avalia o presidente.
Após a palestra, os suinocultores se reuniram para discutir as tendências do mercado mineiro, dando, em seguida, início