Selo GP - Rodrigo Roreli Laço
Fundação:
Francisco Gabriel Bié Barbosa
Alcance, credibilidade e
imparcialidade,
desde 84
ANO 38 - Nº 1930
Pará de Minas 12/08/2022


exclusivo

GIRANDO POR AÍ

exclusivo

GOL DE PLACA

exclusivo

GOSTOSURAS PRÁTICAS

exclusivo

SOCIEDADE GP

exclusivo

GENTE PEQUENA

exclusivo

GALERA PARTICIPANTE

exclusivo

GOTA POÉTICA

exclusivo

GRANDE PATRIMÔNIO

exclusivo

GALERA PLANTONISTA

exclusivo

GRITO POPULAR

exclusivo

GENTE PENSANTE

exclusivo

MAIS UMA VEZ, SEÇÃO GRITO POPULAR MOSTRA SUA FORÇA

exclusivo

UNIVERSO FAPAM

exclusivo

GERANDO PERGUNTAS

exclusivo

GOL DE PLACA

exclusivo

HISTÓRIA DE VIDA

OLINDA MARIA STAIN, 81
Adoro o GP Jornal

TÁ NA GAZETA? TÁ NA HISTÓRIA!

“Credibilidade e imparcialidade em jornalismo é com a GAZETA!”
GABRIEL JOSÉ BARBOSA PALOTTI, administrador e Garra Profissional 2021 no agronegócio

Notícias Variadas

SERVIÇO DE CAPTAÇÃO DE DOADORES DE SANGUE DO HNSC É HOMENAGEADO

Nas últimas semanas foi comemorada a Semana e o Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue. A data definida reverencia o aniversário da fundação da Associação Brasileira de Doadores Voluntários de Sangue. Para celebrar a data, o Hemominas Divinópolis preparou uma programação especial para os doadores, com apresentação de música, lanche especial e diplomação dos doadores fidelizados. Representado pela responsável pelo setor de captação, Fabíola Nogueira, o Serviço de Captação de Doadores do HNSC - Hospital Nossa Senhora da Conceição recebeu o diploma de Honra ao Mérito pelos serviços prestados à Fundação Hemominas. Fabíola estava acompanhada do grupo de doadores do município, que foram realizar a doação de sangue. O gesto dos doadores de sangue voluntários ajuda a salvar vidas e é imprescindível, já que o sangue não é produzido artificialmente: nós somos a única fonte desta matéria prima.


NÚMEROS DE 2020 - O exercício desse gesto permitiu que, em 2020, a Hemominas recebesse cerca de trezentos e oito mil candidatos à doação de sangue, solidariedade transfundida em vida e compartilhada com pacientes distribuídos em mais de 90% de estabelecimentos de saúde de Minas Gerais, além dos cerca de oito mil pacientes hematológicos atendidos nos ambulatórios da própria Fundação. Segundo o Ministério da Saúde, 1,8% da população doa sangue de forma regular. Esse número fica um pouco abaixo dos 2% ideais definidos pela Opas - Organização Pan-Americana de Saúde, mas bem atrás dos 5% registrados em países da Europa. As doações constantes são essenciais para os estoques de plaquetas, que ajudam no controle de sangramentos e são usadas em tratamentos contra o câncer, por exemplo.


SEJA UM DOADOR - Nada substitui o sangue, e a quantidade retirada não afeta a saúde do doador, pois a recuperação ocorre imediatamente após a doação. Uma pessoa adulta tem em média cinco litros de sangue e em uma doação são coletados, no máximo, 450ML de sangue. É pouco para quem doa e muito para quem precisa!


* O HNSC agradece a todos os seus doadores voluntários e convida aqueles que querem se tornar doadores, que entrem em contato com a instituição por meio do) 3233-5461, pelas redes sociais do Banco de Sangue no Facebook e Instagram (@BancodeSangueHNSC) ou por meio do site, no formulário Seja um Doador de Sangue.


Mais da Gazeta