Selo GP - Rodrigo Roreli Laço
Fundação: Francisco Gabriel
Bié Barbosa
Alcance, credibilidade e
imparcialidade, desde 84
ANO 40
Nº 2010
11/03/2024


Notícias Variadas
Notícias Variadas

COMO EVITAR ACIDENTES DOMÉSTICOS DE IDOSOS? - 15/12/2021

Em 2016, o Brasil tinha 28 milhões de idosos, que representavam 13,5% do total da população. Segundo projeções do IBGE - Índice Brasileiro de Geografia e Estatística, em 2042, a população brasileira atingirá 232,5 milhões de habitantes, sendo 57 milhões de idosos (24,5%). Em 2031, o número de idosos (43,2 milhões) vai superar pela primeira vez o número de crianças e adolescentes, de 0 a 14 anos (42,3 milhões). Antes de 2050, os idosos já serão um grupo maior do que a parcela da população com idade entre quarenta e cinquenta e nove anos. Deste grupo, estima-se que há uma queda para um em cada três indivíduos com mais de sessenta e cinco anos e que um em vinte daqueles que sofreram uma queda sofram uma fratura ou necessitem de internação. Dentre os mais idosos, com 80 anos ou mais, 40% cai a cada ano. Dos que moram em asilos e casas de repouso, a frequência de quedas é de 50%. Os dados são do Into - Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia. A queda se torna mais perigosa com o avanço da idade, pois causa maiores complicações do que se comparada a acidentes com pessoas mais jovens. Há também o fator psicológico envolvido, pois o idoso pode desenvolver medo ou pânico de cair novamente e acabar se isolando ou limitando seus movimentos.


CAUSAS DE QUEDAS - As causas de quedas podem ser tanto relacionadas a fatores de envelhecimento, como diminuição da visão, fraqueza muscular e alteração no equilíbrio; até mesmo uso de medicamentos, doenças que afetam o sistema motor, sequelas físicas relacionadas a AVC - Acidente Vascular Cerebral, dentre outros. Das consequências das quedas na terceira idade, a fratura no fêmur é uma das mais graves. O rompimento deste, que é o maior osso do corpo humano, tem grandes chances de impactar na qualidade de vida dos idosos.


COMO PREVENIR QUEDAS? - Os números são preocupantes, mas é possível evitar quadros de queda por meio da prevenção. O ideal é que a casa do idoso seja equipada, mas algumas adaptações e remoções de potenciais obstáculos, como tapetes, já ajudam a facilitar o dia a dia e dão mais segurança. O H N S C listou algumas medidas de prevenção a quedas importantes: * Evitar tapetes soltos; * Orientar o idoso a usar sapatos fechados e com solado de borracha; * Escadas e corredores devem ter corrimões dos dois lados; * Evitar andar em áreas com piso úmido e evitar encerar a casa; * No banheiro, usar tapete antiderrapante e barras de apoio próximas a sanitário e chuveiro. Cadeiras no banho ajudam a dar mais estabilidade; * Elimine tudo aquilo que possa ser obstáculo ou provocar escorregões dentro de casa, como fios, tapetes e outros objetos; * Coloque uma luminária, telefone e uma lanterna perto da cama; * Limpar imediatamente o chão em caso de líquido derramado; * Os armários devem ter portas leves e maçanetas grandes para facilitar a abertura, e as roupas mais usadas devem ficar em lugares de fácil acesso. * É importante também que o idoso tome os medicamentos sempre no horário correto e informe o médico no caso de algum efeito colateral; * Segundo o Ministério da Saúde, treinamentos específicos para equilíbrio, como aulas de tai chi chuan, podem reduzir em até 37% as quedas na terceira idade. * E lembre-se: é muito importante, antes de fazer qualquer alteração na casa, conversar com o idoso e considerar sua opinião e autonomia no processo.



Mais da Gazeta

Colunistas