Recentemente foram retomadas as aulas da oficina de judô no Centro Juvenil Salesiano, mais conhecido como Patronato. A reportagem GP ouviu a gerente socioeducativa do Patronatro, Ana Paula Carvalho Santos. Leia.
“Atualmente temos uma tri-parceria, entre o Centro Juvenil Salesiano, a Associação dos Ex-alunos Salesianos e a Escola Budokai Dojô, que sede o professor sensei Fernando Navarro, que além de ministrar as aulas aqui no centro juvenil oferece bolsas para os alunos que mais se destacam também fazerem aulas na escola Budokai Dojô. Temos vários casos de sucesso por meio dessa parceria, uma vez que os alunos participam também de campeonatos de judô”, revela Ana Paula.
EM NOME DE DOM BOSCO - A reportagem GP também ouvir o representante da Associação dos Ex-alunos Salesianos, Marcos Flávio de Almeida. Veja.
“Em 24 de agosto de 1970, doze antigos alunos de Dom Bosco, voltaram a ele que ficou muito feliz e disse para unirem e ajudarem o próximo. Então, pela educação que recebemos em uma casa salesiana e pela ajuda que o próprio Dom Bosco quis dos ex-salesianos queremos hoje dar um retorno com alguma ação, e nada melhor do que essa obra do Centro Junevil para coroar”, conclui Marcos Flávio
FORMAÇÃO COMO PESSOA - Também foi ouvido o sensei, Fernando Navarro. Confira
“Está sendo uma oportunidade incrível poder trabalhar novamente a oficina de judô com as crianças. Eles recebem instruções para o entendimento das regras do esporte, e também da parte pedagógica, do desenvolvimento psicológico e da importância do caráter, tudo isso é forjado nessas crianças através do esporte. Quando fui novamente convidado para ministrar as aulas aqui no Patronato, aceitei de imediato, afinal é um papel importantíssimo na formação deles como pessoas. Sem contar que alguns selecionados, que mais se destacam, são convidados a treinar na minha escola onde terão a oportunidade de participar de competições estaduais e nacionais, que inclusive já tivemos campeões saídos desse projeto”, conta Fernando.