Começou a funcionar em Pará de Minas o Pace - Posto Avançado de Coleta Externa da Hemominas. Instalado no 1º andar do AME - Ambulatório Médico de Especialidades, no bairro Senador Valadares, o Pace tem capacidade inicial para atender até 50 doadores por dia de coleta.
Durante a realização das 1ª coletas da história do Pace de Pará de Minas, o prefeito, Elias Diniz, esteve no local e acompanhou o funcionamento do serviço. Ele elogiou a atitude dos doadores, destacando que o ato de doar sangue é um olhar ao próximo e tem a capacidade de salvar vidas. Disse também que é um dia de alegria e vitória para a população. “Sangue é vida. Isto aqui vai reforçar os estoques do Hospital Nossa Senhora da Conceição, que sempre estiveram no nível mínimo. O pará-minense tem a característica de ser caridoso. Então, tenho certeza que o Pace será um sucesso”, afirmou o Prefeito.
O Secretário Municipal de Saúde, Wagner Magesty, ressaltou que o Município cede 15 profissionais da Saúde ao Pace, quinzenalmente, para auxiliarem nas coletas. Ele classificou o dia como histórico para a cidade. “Hoje, com muito orgulho, iniciamos este trabalho aqui. Dentre 853 municípios em Minas Gerais, apenas nove possuem um Hemocentro, e Pará de Minas é um deles. Quero agradecer a cada doador, que dedica seu tempo para fazer o bem ao próximo. É um ato extremamente importante, para que possamos continuar mantendo a qualidade da Saúde em nossa cidade”, disse o Secretário.
Lucas Leão, morador do bairro Jardim das Oliveiras, foi um dos doadores de sangue no primeiro dia de atividades do Pace. Segundo ele, que já doou várias vezes, ter o serviço em Pará de Minas é ótimo. “Não precisamos mais gastar o dia inteiro para ir a Divinópolis doar sangue. Era algo cansativo. Agora, está muito mais prático”, observou Lucas.
Maria Shirlene de Carvalho, Coordenadora do Crea-Jr Pará de Minas, diz que o órgão mantém uma campanha de doação de sangue junto a estudantes de engenharia, agronomia e geociências. A campanha, que já está em sua 4ª edição, levava os estudantes a Divinópolis para fazerem a doação. “Precisamos entender nosso papel social. Vimos que isso é algo necessário e deve ser feito constantemente, então mantivemos a campanha. Iríamos ontem (23) a Divinópolis levar os estudantes para doarem, mas, com a implantação do Pace aqui, nada melhor do que doarmos em nossa cidade. Facilita para todo mundo”, afirmou Maria Shirlene.
* Os interessados em agendar doações devem ligar para o número 0800-9409402 ou acessar o formulário disponível no aplicativo oficial da prefeitura