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Depois do frango e do suíno, a vez do tomate - 11/03/2011

A solenidade de lançamento da Central de negócios dos Produtores de Tomate, a Unicenter, aconteceu no salão nobre Marcos de Abreu e silva, no sindicato rural, que fcou completamente lotado, na noite do último dia 25. Marcaram presença representantes da prefeitura, deputados locais, produtores e autoridades. O projeto teve início há 6 anos com produtores de tomate de 6 cidades da microrregião. Desde 2008, 17 produtores de Pará de Minas, Florestal, Pequi, Maravilhas, Onça de Pitangui e são José da varginha fazem parte do projeto Comercialização de Tomates de Mesa da Região de Onça de Pitangui, coordenado pelo sebrae/MG. O objetivo principal é baixar o custo de produção e produzir alimentos com menos defensivos químicos e mais qualidade. Consequentemente, aumentarão a participação no mercado. Para o presidente da Unicenter, Milton Moreira Duarte, o lançamento signifca a materialização de um sonho dos produtores da região. O Diretor superintendente do sebrae-MG, Afonso Maria Rocha, salientou sobre a importância das centrais de negócios que se tornaram um grande instrumento para os micro e pequenos empresários. “Em Minas Gerais, existem 88 centrais de negócios, das quais o sebrae/MG apoia 27, dos mais variados segmentos, desde farmácias, construção civil até produtores de tomate que além de gerar ganhos, promove a união dos integrantes”, explica Rocha. O secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais, Elmiro nascimento, participou do lançamento da Central de negócios em Pará de Minas e valorizou o trabalho desenvolvido pelos produtores em parceria com o sebrae-MG. Desde a criação da Unicenter, os tomaticultores recebem consultoria do sebrae-MG e, assim, conseguiram diminuir os custos de produção e aumentar os lucro. Como resultado imediato, o grupo conseguiu economizar de 15% a 20% nas compras em conjunto de defensivos agrícolas, fertilizantes, sementes e insumos.

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