Selo GP - Rodrigo Roreli Laço
Fundação: Francisco Gabriel
Bié Barbosa
Alcance, credibilidade e
imparcialidade, desde 84
ANO 40
Nº 2020
16/05/2024


Notícias Prefeitura
Notícias Prefeitura

O SUCESSO DA 2ª EDIÇÃO DA EXPO CONECTA AGRO - 24/05/2024

Tem sido um grande sucesso a realização da 2ª edição Expo Conecta Agro, de 23 a 25 de maio, mais uma grande exposição que veio para ficar, por meio de mais uma brilhante iniciativa da atual administração municipal. Só para se ter uma ideia, a feira deste ano teve uma área 30% maior que a do ano passado. Isso, porque foram criados novos ambientes para acomodar os expositores, empresários, produtores rurais, profissionais e o público em geral. Dentre as iniciativas sociais da feira, destacaram-se a Campanha Solidária pelo Rio Grande do Sul, que arrecadou produtos de limpeza para as vítimas, bem como a destinação de recursos obtidos com a venda de produtos da marca Expo Conecta Agro durante o evento, para o Patronato e Apae. Presente na abertura, no parque de exposições, a reportagem GP conversou com o prefeito, Elias Diniz, os secretários Andréia Xavier Paulino e Helton Simão, o diretor da Moto Star, Tiago Souza, o presidente do sindicato, Eugênio Diniz, o diretor do patronato, padre Dênis Dutra, e a gerente de desenvolvimento institucional da Apae, Laura Oliveira. Confira um resumo do que cada um disse.

DE UMA PARA CINCO - “Ficamos felizes, porque na Expo Conecta Agro vamos ter uma troca de experiências e, ao mesmo tempo, teremos negócios que colocam Pará de Minas no radar nacional. Nós trabalhamos a questão do 3º setor (setor social) juntamente com o ambiente da exposição. As palestras são eixos temáticos, como reflexões para as mudanças, inclusive climáticas, sabendo produzir com responsabilidade ambiental. Nós vamos mostrar que Pará de Minas entrou no calendário nacional deste evento, mostrando que aqui é a Capital da Proteína Animal direcionada ao frango. Vai mostrar que esses implementos crescem ainda mais. No ano passado, tivemos o apoio de apenas uma instituição financeira e agora temos cinco, pois elas acreditam no potencial que temos de comercialização aqui. Temos empresários de todo lugar e isso gera oportunidades. E já que a entrada é franca, esperamos que o público possa destinar recursos para o Rio Grande do Sul, nos postos de coleta,” diz o prefeito Elias Diniz.

TRABALHO DE 500 PESSOAS - “Temos na Expo Conecta Agro sete espaços voltados para o conhecimento, network, palestras e oficinas. Trata-se de uma programação que acontece, simultaneamente, em vários espaços, com temas relevantes para diversos segmentos. Teremos aqui dois eventos muito importantes: a Bolsa de Suínos e o uma palestra sobre o leite. Teremos o Sesi e a Fiemg, no auditório dois, ministrando palestras sobre a indústria, além de mulheres que inspiram de Pará de minas e região. Todo mundo que entrar aqui e se cadastrar vai ganhar um voucher para concorrer a uma moto que será sorteada pela Moto Star. Toda cadeia turística está sendo movimentada na cidade, por parte dos restaurantes, hotéis, postos de combustíveis e outros setores. Para se ter uma ideia do grande potencial deste evento, temos mais de quinhentas pessoas trabalhando no parque de exposição,” comemora o novo secretário municipal, Helton Simão, mais conhecido como Xuxa.

O MAIOR DE TODOS - “Este é o maior evento já realizado pela secretaria de cultura, em Pará de Minas, já que a feira é três vezes maior do que foi no ano passado, não só no tamanho da estrutura, mas também no número de expositores.” diz a secretária, Andréia Paulino.

SORTEIO DE MOTO - “A Moto Star está, pela 1ª vez, na Expo Conecta Agro e a nossa expectativa é de realizar grandes negócios. Cedemos várias motos para serem utilizadas na montagem da feira e todo visitante terá a chance de participar de uma moto 0KM,” ressalta Tiago Souza.

PARCERIA DE SUCESSO - “É com muita satisfação que vejo essa parceria fechada entre o sindicato e a prefeitura, porque a minha vida inteira eu fui produtor rural e não é um trabalho fácil. E aqui temos os pequenos, os médios e os grandes produtores de frangos e suínos e proteína animal. Então, essa união faz a força, afinal, o sistema de cooperativismo veio para trazer a solução para o mundo, porque integra todos os produtores rurais”, enfatiza Eugênio Diniz.

INCLUSÃO - “Para a Apae, tem sido um privilégio, uma bela oportunidade participar dessa feira tão grandiosa. Teremos aqui o Jardim da Inclusão, onde todas as pessoas que passarem por nós receberá uma muda de árvore, levando pra casa um pouquinho da Apae. Teremos também aqui uma apresentação dos serviços que a Apae oferta para a comunidade,” diz Laura Oliveira.

3º SETOR - “Fiquei muito honrado em ter recebido o convite para participar e de poder apresentar um pouco do trabalho que é feito no Patronato Salesiano, um trabalho de grande relevância, mas que poucos conhecem. Nós estamos representando o 3º setor da sociedade, que é o setor social, muitas das vezes esquecido. Felizmente, Pará de Minas se preocupa não apenas com o mercado financeiro, mas também com as pessoas que precisam de uma atenção, de um cuidado especial. E no patronato há crianças de 6 a 16 anos em situação de risco e vulnerabilidade social, onde oferecemos possibilidades de realizar sonhos para elas e a Expo Conecta Agro nos ajuda na realização desses sonhos,” lembra padre Dênis Dutra.   

Mais da Gazeta

Colunistas