Selo GP - Osvaldo Milton

Gazeta Pará-minense - Notícias de Pará de Minas Fundador: Francisco Gabriel Bié Barbosa

Alcance, credibilidade e
imparcialidade, desde 84
ANO 41 - Nº 2051
20/12/2024


Eventos GP
Eventos GP

O MAIS TRADICIONAL EVENTO CULTURAL DA CIDADE DEBATEU SOBRE A LEI DE COTAS - 19/07/2024

O GP Jornal realizou, no dia 20 de junho, na Escola Estadual Zico Ferreira em Torneiros, o 253° Grande Papo, cujo tema foi A Lei de Cotas. Essa lei, de 2012, visa promover a inclusão de grupos desfavorecidos no ensino superior público. Veja o destino das vagas: * 50% para estudantes de escolas públicas, sendo que metade dessas vagas é destinada a alunos de famílias com renda per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio. As vagas restantes são divididas por critérios de raça e etnia, de acordo com o Censo do IBGE. A lei também reserva vagas para pessoas com deficiência. Enfim, a Lei de Cotas tem o justo objetivo de reduzir desigualdades e aumentar a diversidade, no ambiente acadêmico. A abertura desse debate GP foi contemplada com o lançamento do talentoso cantor e atendente comercial Arthur Henrique Gonçalves Teixeira, 20. No fim do debate, Arthur deu a sua opinião sobre o evento que funciona como matéria extracurricular nas escolas de Pará de Minas e região. Confira.

“O Grande de Papo é um evento muito interessante, pois leva muito conhecimento aos jovens. No de hoje, ensinou a entender melhor como funcionam as bolsas nas faculdades. Foi uma experiência muito interessante me apresentar aqui como cantor, porque foi a 1ª vez que eu me apresentei para um público. Antes, era só em casa, para os amigos e conhecidos. Então, a bem dizer, foi a minha estreia e foi muito importante para mim, porque me deu um pontapé nessa carreira,” agradece Arthur.

NOTA DEZ - A reportagem GP também falou com o assistente social e professor na Fapam, Charles Henrique de Deus, natural de Diamantina/MG e que deu um banho de informações nos alunos. Confira.

“O Grande Papo é muito enriquecedor, porque ele, de fato, vai de encontro à realidade dos nossos jovens, com a realidade social deles. Nesta noite, o evento trouxe um tema de grande relevância, que veio tratar da desigualdade social e econômica. Foram muito participativos os alunos e a própria escola. É muito interessante a maneira como o condutor do evento age, estimulando os alunos e os debatedores convidados. Eu achei bem positivo, gostei muito, dou nota dez e agradeço muito pelo convite,” avalia Charles.

SURPRESA - Em seguida, a reportagem GP conversou com o advogado Gismael Almendro Teixeira Miranda. Veja o que ele disse.

“Eu achei o Grande Papo maravilhoso! Fiquei surpreso com a dinâmica do evento e com a participação de todos os adolescentes. Fiquei muito feliz de ter participado e acho que a GAZETA tem que continuar realizando este evento, porque ele, realmente, agrega! Acho que conseguimos passar a mensagem necessária para os alunos sobre a importância da Lei de Cotas e da necessidade de eles terem conhecimento sobre ela. A gente não conseguiu responder todas as perguntas, por uma questão de tempo, mas o básico eles conseguiram reconhecer e aprender,” diz Gismael.

GANHA PRÊMIO - Após o rico debate, foram sorteados, por meio das perguntas escritas e enviadas à mesa diretora, pela participativa plateia, os ótimos presentes enviados pelas empresas parceiras deste projeto GP. Veja quem são elas. Veja quem foram os ganhadores: Maíra Alves da Silva, Talita Suellen Souza Santos, Yasmin Chaga Ribeiro, Gabriela Alves Padilha, Adriano Marques Prado e Cristiane Pereira Coelho. A direção deste GP Jornal agradece o apoio das seguintes empresas, que enviaram presentes para serem sorteados. 


A mesa debatedora, da E p/ D: Bié Barbosa, Gismael Almendro, Charles Henrique e Arthur Teixeira

Mais da Gazeta

Colunistas