A região de Guardas, distrito de Pará de Minas, é cercada de lendas contadas de geração para geração e que dão um clima de mistério e fascínio aos seus moradores e visitantes.
OURO - Entre outras coisas, dizem que o nome Guardas surgiu por causa da grande quantidade de guardiões que ficavam na localidade, para proteger todo o ouro que ali era extraído. Muito, por sinal.
BENJAMIN - Dizem que também foi neste lugar que nasceu o hoje famoso Benjamin de Oliveira, o 1º palhaço negro do Brasil.
CAPELA - Ali também se encontra a construção mais antiga das que ainda se encontram de pé em Pará de Minas. Conhecida como capela de Santo Antônio dos Guardas, ela é datada de 1745, tendo sido construída por escravos. Verdadeiro xodó da comunidade. Preocupados com a preservação dessa verdadeira relíquia, com certeza em nível até estadual, a comunidade agora se uniu, para realizar a sua reforma.
A REFORMA - Uma das pessoas que tomaram frente do movimento, foi a estudante de Direito, Rosana Nogueira que explicou com total exclusividade