No dia 4, 3ª feira, aconteceram no parque palestras para empresários, suinocultures e avicultores. À noite, houve o já não mais tão atraente Jantar do Galo. A presença destaque em ambos os eventos foi a do Secretário de Estado da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Helmiro Nascimento. A reportagem GP conversou com ele.
“É um prazer estar em Pará de Minas, tão acolhedora e bonita. Vim participar do encontro da Avimig (o Jantar do Galo) e da suinocultura que representa muito a grandeza da economia estadual. Aqui é o pólo, o centro, a Capital da Avicultura, uma das melhores do Brasil. Não só a avicultura, mas também a suinocultura que tem também grande destaque”, garante o secretário
CADA VEZ MAIS – “Hoje, o governador está nos direcionando para que possamos estimular e empenhar, cada vez mais, a suinocultura, a avicultura e a bovinocultura. O Estado está se tornando um grande celeiro do país. Esse esforço é integrado com todas as associações para que possamos alavancar, cada vez mais, exportar, cada vez mais, e, principalmente, aumentar nossa produção, agregando valor ao produto e, logicamente, direcionando riquezas para a região, para Minas e para o país como todo. O grande problema hoje é o preço da ração suinícula que prejudica um pouco, mas estamos fazendo um grande esforço para abrir o nosso mercado para o mundo inteiro. Tivemos no ano passado, no Japão, e uma das conversas lá é que aquele país possa realmente receber a carne suína brasileira, inclusive a de Minas Gerais. E as perpectivas são muito boas, o esforço é integrado para que realmente possamos alavancar, cada vez mais. Sobre a segurança da carne, muito me orgulha dizer que Minas Gerais é modelo com o trabalho do IMA, que é fantástico. Estamos fazendo, cada vez mais, para que possamos consolidar e principalmente tirar essa mácula do Brasil em relação à Peste Suína”.