No último domingo, 14, foi comemorado o Dia Mundial do Doador de Sangue e, para comemorar a data, o banco de sangue do Hospital Nossa Senhora da Conceição fez um balanço de como foi a doação local, neste 1º semestre. Além de fazer um apelo, para que os pará-minenses doem sangue, principalmente nesta época do ano, por 3 motivos: 1.) É o período em que mais se necessita de doações; 2.) É o período onde a predisposição para as pessoas doarem é melhor; 3.) Há um aumento das doenças respiratórias o que impede as e pessoas de tomarem essa ação.
ROTINA - Para a responsável pela captação de doadores na cidade, Nilma Oliveira (foto), o número de doadores local é muito bom, mas o grande desafio é tornar rotineiras essas doações.
A gente parabeniza e agradece a todos os doadores que ajudam a manter o estoque de sangue do hospital. O doador é muito importante para nós, pois sem o doador não existiria o banco de sangue. Fazendo um balanço, tivemos bastante doadores. Portanto, não tivemos nenhuma falta de sangue. Mas a doação de sangue deve fazer parte da vida das pessoas que devem doar sempre, não somente quando há uma obrigação de repor o sangue de um paciente, ressalta Nilma.
REGRAS - Para doar, a pessoa precisa ter entre 18 e 65 anos; pesar mais de 50KG; não pertencer a nenhum grupo de risco, como doenças sexualmente transmissíveis; não ingerir bebida alcoólica 12H antes da doação; e não estar fazendo uso de medicamentos. Em Pará de Minas, duas vezes por mês, os voluntários são encaminhados a Divinópolis/MG, sem nenhum custo para o doador. A pessoa que quiser se informar mais, para fazer a doação, deve entrar em contato pelo (37) 3233-5461.