Faleceu no último dia 2, domingo, aos 64 anos, Orlando Moreira Teixeira de Carvalho. Publicitário e escritor memorialista, escreveu 4 livros sobre Pará de Minas: O Que Sei e o Que Fiquei Sabendo; A Construção de Uma Cidade; Caminhando Pela Rua Direita; e O Que Sei e o Que Fiquei Sabendo II. No início dos anos 2000, Orlando colaborou com a extinta Folha de Pará de Minas, onde, por alguns anos, manteve um apreciada página de reminicências pará-minenses. Filho de Natália Moreira e do saudoso professor Emidio Teixeira de Carvalho, deixa 2 filhos, frutos de seu casamento com Elizabeth Navaro, de quem era separado. Fora isso, era irmão do cartunista da GAZETA, o professor e artista plástico Edward Moreira. Foi o 1º pará-minense a graduar-se em publicidade, no inicio da década de 1970. Aliás, foi ele quem abriu as portas do restrito mundo publicitário de Belo Horizonte, para o, então universitário, Bié Barbosa. Juntos, na Símbolo Propaganda, onde Orlando era o diretor de arte e Bié, redator, eles fizeram uma elogiada dupla criação. Entusiasta do basquete, foi atleta e técnico da modalidade das equipes do Pará de Minas Tênis Clube (Praça de Esportes), nas décadas de 1960/70. Orlando residia há 6 anos em Divinópolis/MG, onde sofreu um infarto fulminante, durante a noite. O corpo de Orlando Moreira foi sepultado no cemitério de Pará de Minas, na tarde do domingo. Orlando estava preparando um novo livro de memórias que seria lançado no ano que vem.
CARTÃO AMARELO - Veja agora o que escreveu a jornalista e escritora Malluh Praxedes ao saber, por intermédio do editor GP, sobre essa prematura partida de Orlando.
“Tem dia que é foda. A gente fica sabendo, por exemplo, que o Orlando Moreira morreu, assim do nada. Pegou a gente desprevenida, num fim de semana em que estávamos “ocupados com nossos pequenos afazeres”. Não tem graça a vida assim. Ando “cheia de faltas”. Teria recebido cartão amarelo se estivesse em campo. Mas, qual nada, ando acumulando uma porção mágica de deslizes, que só Deus pra compreender”... (GP e LUIZ DAVID).