A prefeitura, por meio da secretaria de esporte, lazer e turismo, lançou no dia 1º de maio, no Clube Atlético Paraminense, no bairro Padre Libério, o projeto Geração de Futuro. A iniciativa visa propiciar às crianças e adolescentes a prática orientada e educativa de atividades físicas, no contraturno escolar. A expectativa é de que 600 pessoas sejam atendidas, inicialmente. As atenções dos coordenadores do projeto estarão voltadas para, a partir do esporte, afastar crianças e adolescentes dos vícios e da criminalidade, diminuir os riscos de desenvolvimento de doenças crônico-degenerativas relacionadas ao sedentarismo como obesidade, diabetes e hipertensão. A idealização do projeto partiu de uma recomendação do prefeito Antônio Júlio para a prefeitura ter uma atuação mais firme no enfrentamento dos problemas sociais que deixam crianças e adolescentes em situação de risco. Iniciação ao futebol, ao esporte especializado e aos jogos intelectuais como dama e xadrez são algumas das atividades a serem desenvolvidas no projeto que será colocado em prática na Escola Municipal Dona Cotinha e no Clube Atlético Paraminense, todos os dias da semana, inclusive aos sábados e domingos. O Geração de Futuro também incentivará a leitura e incluirá em sua programação atividades relacionadas à cultura, ao meio ambiente e à educação de valores, além de oferecer reforço escolar aos alunos.
Confira o que foi dito à reportagem GP.
“O projeto tem o objetivo de possibilitar a crianças e adolescentes melhores condições de se desenvolverem e de, no futuro, serem cidadãos atuantes e responsáveis. Para enfrentar essa empreitada, nossas principais ferramentas serão a educação e o esporte. Investir nesse público é poupar, no futuro, na saúde e na segurança pública, melhorando a qualidade de vida das pessoas e promovendo o desenvolvimento de Pará de Minas, ”, explica coordenadora do projeto, Terezinha dos Santos.
“Acreditamos no sucesso do Geração de Futuro e nos impactos positivos dele na vida de inúmeras famílias e, consequentemente, na cidade”, afirma o prefeito AJ.
PARCEIROS - Na execução do projeto, a prefeitura tem como parceiros iniciais o Clube Atlético Paraminense, o Conselho Tutelar dos Direitos da Criança e do Adolescente, o Senai, o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Pará de Minas e a Polícia Militar que reforçará suas ações do Proerd - Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência.