Recentemente o museu histórico, que foi pintado de verde, recebeu a visita da Superintendência Estadual de Museus, para uma vistoria técnica, convite feito pela diretora do museu, Ana Maria Campos. No ano em que a cidade comemora 150 anos, a visita teve como objetivo conhecer o acervo que deverá ser exposto em setembro, estabelecendo uma parceira entre a superintendência, a secretaria de cultura e o museu.
AVALIANDO - A partir daí será realizado um planejamento, uma ação a médio e longo prazos de reformulação do museu, como explica a superintendente dos museus mineiros, Letícia Julião.
A nossa visita é para olhar o museu como um todo. É fundamental que a gente faça uma avaliação desde a gestão do acervo e todo o trabalho de ação educativa e cultural do museu. Enfim, temos tentado contemplar todos os aspectos e estabelecer um diálogo, para que a superintendência possa estar permanentemente orientando a condução dos projetos do museu ou até mesmo estar trazendo outros profissionais, para fazer esse contato com a direção do museu, antecipa Letícia.
REPENSANDO - O museu tem um acervo importante que é a história da cidade e tem papel fundamental em qualquer município. E qual município não quer ter um museu, para contar a história da cidade? O museu é um equipamento que confere identidade a uma cidade e ele precisa se preparar para exercer esse papel. Não é qualquer acervo, qualquer exposição que vai desempenhar esse papel frente