Edward Moreira Xavier, mais conhecido como Doutor Edward, notabilizou-se pelo empenho na área de saúde. Nasceu no dia 11 de dezembro de 1914, em Pará de Minas. Era filho de Alfredo Otávio Xavier e Aureslina Gonçalves Moreira e tinha uma admiração especial pelo avô paterno, Fernando Otávio, que exerceu o cargo de vereador e de Agente Executivo (o mesmo que prefeito). Sua formação se deu em 1941, quando graduou-se em medicina pela Universidade Federal de Minas Gerais. Fez pós-graduação em Saúde Pública pela Escola Estadual de Minas Gerais. Ao todo, foram exatos 58 anos de plena dedicação à carreira que escolheu. Sua história profissional começa, quando retorna a Pará de Minas, a pedido do outro avô, José Gonçalves Moreira, porque só havia 6 médicos na cidade. E assim, ele atendia no hospital, em seu consultório e fazia também o papel de médico de família. Onde havia algum enfermo precisando de cuidados, lá estava ele auxiliando. Vez por outra, retornava à capital para se especializar em pediatria, cardiologia, ginecologia e gastroenterologia. Em 1946, tornou-se o 20° presidente do Centro Literário Pedro Nestor que, na época, era a única opção de lazer e entretenimento da cidade. Com um grupo de amigos, fundou a Cerâmica Parapuan e a Metalúrgica Pará de Minas; em 1952, foi a vez da Companhia Fiação Tecelagem Pará de Minas, hoje Coopertêxtil. Indicado pelo senador Benedito Valadares, em 1958, candidatou-se a prefeito e foi eleito com 4.550 votos, exercendo o mandato de 31 de janeiro de 1959 a 31 de janeiro de 1963. Sua administração priorizou a saúde, reduzindo muito os índices de mortalidade e da paralisia infantil. Durante o seu mandato, foram instaladas indústrias de porte na cidade como a Siderúrgica Alterosa e a antiga Usipa (Cisam).
Doutor Edward foi casado com Mariinha Ferreira de Abreu com quem teve seis filhos (o médico Alfredo, Maria José, Marta, Edwardzinho e as gêmeas Cristina e Ana) e, em 2ªs núpcias, com Rosinda Almeida. O saudoso médico faleceu no dia 2 de fevereiro de 1999, sendo que, em 21 de março de 2003, um retrato dele foi apensado na câmara, na Galeria dos Benfeitores do Município, no plenarinho Dr. Wilson Guimarães.
*Através da lei 3654, o Legislativo Municipal, decidiu homenagear Edward Moreira Xavier, emprestando seu nome ao posto de saúde do bairro Nossa Senhora de Fátima.