A história de lutas e o empreendedorismo da Associação Empresarial de Pará de Minas - Ascipam - acaba de ganhar mais um importante capítulo com o lançamento do livro 50 Anos, 50 fatos que registra com riqueza de detalhes a trajetória da entidade, nessas suas 5 primeiras décadas. Idealizado pelo, então presidente, Elias Diniz, o livro levou 24 meses para ser montado, uma vez que foi preciso ouvir diversos depoimentos e pesquisar a história da entidade. Com 180 páginas, o livro documenta importantes conquistas da Ascipam para a economia de Pará de Minas e região, ao mesmo tempo em que resgata a memória da entidade através de seus fundadores, presidentes e diretores. O lançamento do livro aconteceu no último dia 26 de fevereiro, na sede da Ascipam. Entre os convidados, estavam pessoas diretamente ligadas à entidade, autoridades e representantes do Sistema Fiemg, parceiro na edição do livro. A reportagem GP conversou com o atual presidente da entidade, Eduardo de Almeida Leite. Veja.
“Compartilhar com a opinião pública o relato dos 50 anos da Ascipam é uma grande emoção que ainda proporciona o sentimento do dever cumprido, já que a história da entidade é feita de pessoas que acreditaram em uma ideia muito avançada para a época”, acredita Eduardo.
5 DÉCADAS – “A narração dos fatos ficou por conta da escritora Maria Ângela Leite Xavier que, embora esteja fora de Pará de Minas (ela reside em Ouro Preto/MG), nunca deixou de sentir amor pela terra natal. Por isso aceitou, com grande entusiasmo, o convite para pesquisar e escrever a história da entidade”.
50 FATOS – “Os leitores vão mergulhar em divertidas situações que retratam fielmente o comércio da década de 60, época das compras anotadas em cadernetas e com prazo de pagamento a perder de vista”.(MYRTES PEREIRA)